Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
Na próxima terça-feira (28/1), é celebrada uma data que sequer deveria existir no calendário: Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Boa parte dos cidadãos fala do trabalho escravo como fato histórico vergonhoso, no entanto o trabalho escravo contemporâneo está muito mais próximo do que se pensa.
Estima-se que no Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho, 25 a 100 mil pessoas trabalham em condições análogas à escravidão. O número de trabalhadores resgatados nesta situação aumentou 10,39% de 2011 para 2012. Os Estados do Pará, Tocantins, Paraná, São Paulo e Minas Gerais lideravam o ranking de trabalhadores resgatados em 2012. Em 2013, foram resgatados 1.359 trabalhadores em todo o país, em 204 estabelecimentos inspecionados.
No último ano, apenas em duas incursões dos órgãos federais de Fiscalização do Trabalho, composto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram resgatados, no sertão cearense, mais de 150 trabalhadores encontrados em situação análoga a de escravidão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário