Governo promete atender a quatro pautas
Dentre os pontos a serem atendidos, de acordo com o compromisso assumido pelo governador durante o encontro na tarde de ontem, em uma estação do Metrofor, no Centro de Fortaleza, está a Regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos professores, que segundo a presidente do Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece), Elda Maciel, deverá ser encaminhado por Cid à Assembleia, até o dia 10 de fevereiro, para ser apreciado pelo parlamento.
O concurso para professores efetivos nas três universidades também deverá ocorrer ainda esse semestre. Atualmente, os grevistas estimam que haja carência de 800 docentes nas instituições estaduais. De acordo com Elda, o total de vagas a ser ofertado pelo Governo na seleção deverá ser decidido nos seminários que ocorrerão em cada universidade, durante o mês de fevereiro. “Organizamos o calendário: a UVA fará o primeiro seminário; a Urca, o segundo e o último, na terceira semana do próximo mês, será na Uece”, explicou. Os encontros devem reunir professores, estudantes e servidores.
OUTROS PONTOS
Ainda segundo a representante do Sindicato, Cid garantiu que irá destinar, já no início do semestre letivo (2014.1), R$ 10 milhões a cada universidade estadual para ampliação da assistência estudantil. Os montantes serão empregados na ampliação do número de bolsas e no reajuste dos valores das bolsas já existentes.
O prédio da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi) também deverá ser ampliado em dois terços da atual estrutura física. “Essa é outra pauta emergencial, e o governador garantiu que irá acatar. Ele também se comprometeu a ampliar a quantidade de cursos de graduação ofertados na Facedi”, completou Elda. O processo de abertura de mais uma graduação deverá ser finalizado somente no segundo semestre. Com a oferta do novo curso, a ser definido pela comunidade acadêmica, a Faculdade totalizará quatro graduações. Atualmente, há Pedagogia, Química e Biologia.
AVALIAÇÃO
O encontro, de acordo com o deputado federal Artur Bruno (PT), foi intermediado por ele é pelo deputado Chico Lopes (PCdoB). O deputado federal José Guimarães (PT) também esteve presente na reunião. Para os parlamentares, o “acordo” deverá, de fato, pôr fim a greve. Para a presidente do Sinduece, Elda, as promessas são avaliadas como conquistas e deverão ser apreciadas pela categoria em assembleia.
“É, sem dúvida, uma vitória do movimento que tanto resistiu. Não temos ainda a universidade que queremos, mas com a mobilização, minimamente, conseguimos alcançar vitórias e melhorar as instituições que temos hoje”, garantiu. De acordo com ela, os grevistas solicitam que o governador assine um acordo se comprometendo a implementar todas as ações prometidas. Na ocasião, conforme Elda, Cid teria concordado com a assinatura.
MATRÍCULAS
No início do mês, a Pró-Reitoria de Graduação da Uece comunicou, oficialmente, que as matrículas dos alunos de graduação para o semestre 2014.1, que estavam previstas para os dias 7 a 9 de janeiro, estão suspensas. A medida engloba, inclusive, os estudantes que concluíram as disciplinas do semestre 2013.2. Conforme a Pró-Reitoria, calendário para 2014.1 somente será publicado, após o encerramento da greve, com novo período de matrícula.
CONTATO
O jornal O Estado entrou em contato, ontem à noite, com a Assessoria de Comunicação da Casa Civil para ratificar as promessas feitas pelo Governo, porém foi solicitado que a ligação fosse retornada após alguns minutos. Feito o novo contato, as ligações não foram atendidas.
THATIANY NASCIMENTO
thatynascimento@oestadoce.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário