Capital ganha serviço com rotas de ônibus
O sistema de transporte público da Capital conta com 296 linhas, 579 itinerários, 4.807 paradas de ônibus e uma frota de 1.812 veículos circulando pela Cidade. “Cada vez mais há crescimento populacional, adensamento das grandes cidades, aumento no número de veículos e o grande desafio para a cidade não é só planejar, mas ofertar serviços públicos de qualidade, a um preço razoável, que torne a escolha pelo transporte público atrativa”, frisou Roberto Cláudio, avaliando que o ‘Google Transit’ facilitará a vida dos usuários de transporte coletivo.
INOVAÇÃO
O aplicativo é fruto de uma parceria entre a Prefeitura (através da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos) e a multinacional de serviços online Google, sem gerar custos ao Munícipio, cabendo ao poder público apenas um banco de dados sobre o georreferenciamento das linhas e pontos de ônibus da Capital.
Fortaleza é a primeira do Nordeste e a sexta capital brasileira a ofertar a consulta de localização, que, há anos, já é utilizada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Para que a plataforma seja melhor aproveitada pelos usuários nas ruas, até junho, o chefe do executivo assegurou que, em alguns logradouros públicos, como praças e terminais, será implantado o serviço wi-fi.
COPA DO MUNDO
Além do contingente de um milhão de usuários locais que utilizam o transporte público, o serviço também servirá para os turistas que virão para a Copa do Mundo, em Fortaleza, haja vista que a plataforma oferta a tradução para vários idiomas sobre o melhor trajeto. Para difundir ainda mais o serviço no Brasil, que já se disseminou em mais de 800 cidades do mundo todo, a multinacional de serviços online Google pretende desenvolver o ‘Google Transit’ em todas as cidades-sedes do mundial de 2014.
BILHETE ÚNICO
Ontem, o prefeito Roberto Cláudio anunciou ainda que o Bilhete Único que já é disponibilizado, em Fortaleza, desde 15 de junho de 2013, sendo utilizado por mais de 350 mil usuários de ônibus, a partir da próxima quarta-feira (15) será estendido aos veículos do transporte alternativo que, diariamente, transportam cerca de 160 mil pagantes.
No intervalo de duas horas, com o pagamento de apenas uma passagem, no valor de R$2,20, os usuários poderão utilizar quantos ônibus e topiques quiserem, para realização da sua viagem. Conforme o prefeito, a integração que vigorará nas vans “irá mudar a lógica do transporte público”.
LINHAS COMPLEMENTARES
O prefeito explicou também que, tendo em vista que o modelo de integração único envolverá ônibus e vans, ao invés de ter linhas competitivas entre os modais, as topiques servirão como linhas complementares, sendo deslocadas para dentro dos bairros. “Com isso, o sistema como um todo ganha. O transporte entra mais nos bairros com as vans, e ao mesmo tempo, mais ônibus nas linhas troncais. O intuito é ganhar eficiência com a integração” , afirmou.
Roberto Cláudio pontuou ainda que a Etufor está estudando quantas linhas sofrerão mudanças, entretanto, sem gerar prejuízos, haja vista que, onde existiam linhas de vans nos principais corredores da Cidade, elas serão substituídas por ônibus. Conforme a Prefeitura, o novo status de integração entre os modais, assim que for lançado, estará também disponível no ‘Google Transit’.
SERVIÇO
O ‘Google Transit’ pode ser consultado no Google Maps (www.google.com.br/maps) ou no link disponibilizado no site da Prefeitura:
(www.fortaleza.ce.gov.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário