Ladrão: Ô povo trabalhador!


Um veículo furtado ou roubado por hora
THATIANY NASCIMENTO
thatynascimento@oestadoce.com.br

De janeiro a novembro de 2013, foram registrados 5.803 roubos e 2.627 furtos de veículos em Fortaleza. Uma média de um roubo ou furto de carros, motos ou caminhões a cada hora. Comparado este quantitativo (8.430) aos 12 meses de 2012, onde o número total de ocorrências foi de 7.118, houve crescimento de 18,43%. Dentre os 117 bairros que constam dos relatórios da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Parquelândia, com 236 ocorrências, lidera a lista das áreas que mais registram roubos e o Centro, com 235, mais furtos.
No cenário lamentável de crescimento de crimes do tipo na Capital, ressalta-se ainda que a quantidade de roubos, cujas vítimas são abordadas mediante violência ou ameaça, é duas vezes maior que de furtos, onde o bem é subtraído sem atos violentos. Separadamente, se comparados os 11 meses de 2013 ao total de 2012, a quantidade de roubos aumentou 23,36% e furtos, 8,82%.
No topo do ranking das regiões com maior número de roubos, além da Parquelândia, constam Messejana (225), Mondubim (173), Montese (166), Henrique Jorge (163), Antônio Bezerra (147), José Walter (142) e Parangaba (141). Foram contabilizadas, ainda, 192 ocorrências em áreas onde não houve registro específico dos bairros.
ÁREAS COM MAIS FURTOS
No tocante aos furtos, além do Centro, foram registrados elevados números de ocorrências na Parquelândia (122), Aldeota (107), Messejana (102), Rodolfo Teófilo (96), Fátima (79), Conjunto Ceará (75), Parangaba (70) e Antônio Bezerra (69). A SSPDS, também, contabilizou 105 crimes do tipo em regiões onde não houve registro específico do bairro.
Os dados referentes às ocorrências de janeiro a novembro, disponibilizados pela SSPDS, dão conta ainda que, dos 117 bairros da Capital, em apenas quatro (Cais do Porto, Gentilândia, Salinas e São Bento não foi registrado roubo de carros, caminhões ou motos. Os crimes de furtos não foram contabilizados em sete bairros: Coaçu, Curió, Dendê, Parque Iracema, Sabiaguaba, Salinas e São Bento.
MAPEAMENTO
Conforme o delegado Geral da Polícia Civil do Ceará, Andrade Júnior, as motos são os principais alvos dos crimes de furto. “Com o decorrer do tempo, os carros foram sendo modernizados. Então há dificuldades em furtá-los devido às chaves codificadas”, afirmou.
De acordo com ele, a Polícia Civil, em conjunto com os órgãos de inteligência da Segurança Pública, tem mapeado, especificamente, as áreas em que os crimes estão ocorrendo com maior intensidade. Nesse diagnóstico, empresas privadas, conforme o delegado, têm ajudado o poder público, a partir dos valores dos seguros dos carros, que se modificam conforme a área da Capital. 
Andrade Júnior destacou, ainda, que o trabalho da Polícia não deve restringir-se à investigação e captura de quem prática os roubos e/ou furtos, mas também ter como foco os receptadores, já que os veículos roubados, segundo o delegado, são, na maioria das vezes, direcionados para ferros-velhos e autopeças clandestinas na Cidade.
SERVIÇO
Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas
Endereço: Avenida Godofredo Maciel - Maraponga - Vizinho ao Detran
Fone: 3101.2489/2491/2492

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário