Nada de fenômeno sociológico: Rolezinho é ensaio pra Black Bloc sub-20


RC minimiza debate sobre “rolezinhos”
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), criticou a supervalorização do debate sobre os chamados “rolezinhos” - mobilização de jovens que está se popularizando em todo o Brasil. Em entrevista ao jornal O Estado, o prefeito disse que as pessoas estão transformando o ato em algo mais importante do que realmente é. “Estão fazendo debates sociológicos, algo muito maior. Eu não vejo muito valor nesse debate. As pessoas têm que parar de querer transformar isso em um fenômeno social, político”, afirmou.
Na avaliação do prefeito, toda a sociedade deve ter acesso aos shoppings, mas caso existam manifestações de badernas e infrações, é necessário adotar as medidas cabíveis. “O acesso democrático aos shoppings é natural e legítimo. As pessoas têm direito de frequentar os espaços comerciais. Mas se provocarem baderna, será preciso intervir”, enfatizou RC.
Em Fortaleza, a mobilização foi marcada pela internet e deve acontecer em um dos shoppings mais tradicionais da cidade, localizado no Bairro Água Fria. O “rolezinho” está marcado para este domingo, de 26 de janeiro. Outro evento já está na agenda de mobilizações para o dia 9 de fevereiro.

Justiça
Na semana passada, a 5ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua proibiu que os movimentos “Liga Bolchevique Internacionalista (LBI)”, “Rolezinho Fortaleza” e “Partiu Rolezinho” pratiquem qualquer ato que impeça ou crie obstáculo aos frequentadores do Shopping Iguatemi de Fortaleza. A medida atende ao pedido de liminar solicitado, no último dia 16, pela empresa que administra o shopping.
O Ministério Público do Ceará (MP/CE) também deverá ser notificado para que apure a eventual prática de rixas e apologia ao crime. Em caso de descumprimento, a Justiça fixou multa no valor de R$ 10 mil para cada manifestante.
Pra entender
Os “rolezinhos” são encontros de adolescentes que ocorrem em shoppings, parques ou outros espaços de lazer. Eles são agendados por meio das redes sociais. Em Fortaleza, dois eventos, criados no Facebook, já têm 1,3 mil pessoas confirmadas. Segundo os participantes, o objetivo do encontro é se divertir, conhecer pessoas novas e “zoar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário