Vacinação contra o sarampo começa hoje
A intensificação das vacinas ocorre diante do surto de sarampo registrado no Estado, após 15 anos sem registros oficiais da doença. Conforme o último boletim epidemiológico, elaborado e divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), sexta-feira (24), há 10 casos confirmados de sarampo do total de 75 que foram notificados entre os dias 1 º e 24 de janeiro, em Fortaleza. Há também 10 casos suspeitos em investigação.
A informação alarmou muita gente e o reflexo foi a presença massiva do público nos postos durante o final de semana. No Posto Paulo Marcelo, no Centro, ontem, os corredores estavam lotados. “Soube pelo jornal que estava tendo vacina e saí percorrendo os postos. É preocupante esse surto de sarampo, por isso é melhor prevenir”, garantiu a analista de retenção, Daniele Cavalcante, que aproveitou a tarde de ontem para vacinar as duas filhas, uma de oito e outra de 13 anos, que ainda não tinham sido vacinadas contra o sarampo.
EXPECTATIVA DE IMUNIZAÇÃO
Na campanha de vacinação, que terá início hoje, conforme a SMS, as crianças receberão a vacina tríplice viral, que, além do sarampo, protege contra rubéola e caxumba e integra o calendário básico da vacinação. A expectativa, segundo a Secretaria, é imunizar 160.551 crianças em Fortaleza.
O dia 1o de fevereiro será o dia “D” da campanha e a vacinação será ampliada para os postos de saúde dos 14 municípios da Região Metropolitana: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama. Com a extensão, a expectativa é de garantir a vacinação de 246.036 crianças.
CIRCULAÇÃO DO VÍRUS
De acordo com a Sesa, os casos confirmados na Capital apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença.
A Secretaria alerta ainda que, no território nacional, os estados vizinhos Pernambuco e Paraíba, além de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina também estão com registros de sarampo. A pasta ressaltou ainda a impotância da manutenção do calendário de vacinação, pois a vacina, segundo a Sesa, protege com eficácia de 97%.
A Secretaria Municipal de Saúde informou também, que, no ano passado, grupos populacionais específicos (profissionais do setor hoteleiro, taxistas, profissionais de saúde e viajantes) tiveram o esquema vacinal atualizado já com o objetivo de prevenir a entrada do vírus do sarampo durante a Copa das Confederações. A mesma estratégia deverá ser utilizada em preparação para a Copa do Mundo esse ano.
DOENÇA VIRAL
O sarampo é uma doença viral aguda, com elevada transmissibilidade e que pode acometer as pessoas de qualquer idade não vacinadas. A vacina contra o sarampo é a medida preventiva mais eficaz. O paciente é considerado suspeito, segundo a Secretaria de Saúde, quando apresenta febre e exantema (manchas vermelhas pelo corpo), acompanhados de um ou mais desses sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ ou conjuntivite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário