Ontem e hoje

No dia 30 de dezembro do ano passado, este blog publicou

Perguntar, ofende?
De quem é a pracinha que fica e frente ao antigo prédio do BNB, no centro de Fortaleza? Quero saber quem toma de conta, se é a Prefeitura, se é o Estado.
Pobreza
Seja qual seja o responsavel é de um indigência cultural sem par. Sabe aquela lindússima fonte dos cavalinhos? Está abandonada,furada, quebrada, desmazelada.
Incompetência
Como não acredito que seja assunto da Regional do Centro, onde o Secretário  sabe ler, e escrever, vou apelar: É um ato de lesa-pátria cultural deixar a coisa como está.
Pedido
Rogo, em nome dos nascidos e moradores da Praça João Pessoa, em Sobral, onde o Secretário Régis Dias nasceu, que dêm um dinheirinho a ele que o Régis arruma. Seus féla.
Hoje, pra alegria de todos nós, nosso Jornal O Estado chama o assunto de primeira página encampando os nossos sonhos por uma cidade melhor e culturalmente entregue a quem saiba pelo menos ler.

Sem manutenção, Fonte das Sereias não funciona Um dos logradouros mais encantadores do Centro de Fortaleza, a Praça Murilo Borges ou, como é conhecida popularmente, a Praça do Banco do Nordeste (BNB), sofre sem o funcionamento de seu principal atrativo, a iluminada Fonte das Sereias. Frequentadores, que ressaltam o diferencial da Praça, com a histórica boa conservação, reclamam, agora, da paralisação do monumento, que segundo eles, tem afetado “o encanto do lugar”.
O equipamento público, localizado entre as Ruas da Assunção, Pedro I e Floriano Peixoto, foi inaugurado em 14 de março de 1983, em homenagem ao ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil e também ex-prefeito de Fortaleza, general Murilo Borges, por iniciativa da própria instituição. Em 1984, recebeu a Fonte das Sereias, trazida da Alemanha em 1930, que percorreu outras praças até permanecer no Centro da cidade.
FONTE ESTA SECA
A fonte foi esculpida com zinco e capeada em cobre. São três cavalos marinhos, três sereias, oito cabeças de leões e quatro leões em forma de nuvens que compõem o monumento e fazem jorrar água de suas bocas. À noite, a iluminação destacava toda beleza da obra. Porém, a fonte já não derrama água e está completamente seca.
Além disso, a pintura da obra também está comprometida, com umas partes douradas e outras em tons verdes e cinzas. Há também vestígios de pichações. Um dos frequentadores do local, Francisco Marcelo, sentado em frente à fonte, lamentou a atual situação do equipamento. “Sempre achei essa praça muito bem cuidada, costumo sempre sentar por aqui e, para mim, é uma das mais limpas e seguras da cidade, mas o chafariz é que sempre foi o mais bonito de se ver e não funciona mais”, disse o operador de máquina.
RECLAMAÇÕES
A costureira Sandra Sousa, que trabalha próximo ao local, também disse que sentia falta do funcionamento do chafariz. “Sempre passo aqui perto e o chafariz era um atrativo a mais, pois acho essa Praça tão bonita e com a fonte de água destacava mais”, afirmou.
Já o comerciante Joaquim Andrade, que trabalha na banca de revistas bem ao lado da fonte, disse que seus fregueses costumam lhe perguntar o motivo de o chafariz ter parado de funcionar. Já tem uns meses que estou trabalhando aqui e desde que cheguei que não vejo mais água lá, e é uma pena. Seria bom que voltasse a funcionar ou que soubéssemos o motivo, muitas pessoas são curiosas para saber”.
Quanto à segurança e à poluição, o comerciante disse que não tinha o que reclamar. Segundo ele, o posto de Polícia, ao lado de sua banca, inibe a marginalidade e os policiais sempre estão ao redor da Praça. Para o segurança, Francisco Amauri, o chafariz também faz falta. “Acho que deveria ter uma restauração na pintura, retirar o lixo que tem ao redor e, principalmente, voltar à ativa. Era muito bonito, mas agora parece abandonado”.
REFORMA SEM DATA
Em nota, a assessoria da Regional do Centro, explicou que a Fonte das Sereias não está funcionando, pois apresentou um defeito na parte elétrica, mas o problema já está sendo consertado. A restauração da pintura da fonte, assim como as reformas em toda a Praça, conforme o órgão, estão previstas em um projeto da Secretaria em convênio com a Justiça Federal, que adotou o espaço através do programa de Adoção de Praças da Prefeitura. Porém, os reparos ainda não têm data certa para serem iniciados, embora a Regional garanta que a intervenção está entre as obras prioritárias no Centro.
Agora penso eu - Sabe de onde vem essa fonte? Sabe por onde ela peregrinou? Esse negócio de dizer que ela estava guardada é mentira. Foi jogada num fundo de um prédio, abandonada, até ser achada graças à perguntas da imprensa responsavel desta cidade.


 A fonte, quando funcionava
 A praça data de 14/03/1983.1984 - julho - 20 - Reinaugura-se a Fonte das Sereias, importada da Alemanha, com três cavalos e sereias, que foi inaugurada na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu) em 1930, após ter sido de lá retirada e ter estado na Praça Clóvis Bevilaqua e em um balão no cruzamento da Avenida 13 de Maio com Avenida da Universidade, em frente à Reitoria da UFC, sendo restaurada e colocada na Praça Murilo Borges, do BNB, que mandou apanhá-la no depósito da Superintendência Municipal de Obras e Viação - Sumov (PMF) e restaurá-la.
A praça data de 14/03/1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário