TCU encontra irregularidades em obras da Funasa

TCU encontrou irregularidades nas 20 obras da Funasa sob auditoria
TCUO Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria nas 20 obras públicas de saneamento básico realizadas pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa). O Tribunal constatou indício de irregularidades em todas as obras, 80% dos empreendimentos apresentaram problemas no processo licitatório, cinco deles receberam indicação de paralisação. Segundo o TCU, foram avaliados convênios e termos de compromisso celebrados pela Funasa para execução de obras de saneamento em municípios de até 50 mil habitantes.
Todas as obras apresentaram problemas relacionados a mecanismos de controle social. A Funasa não tem incluído no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Sincov) e no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Seasg), informações sobre os repasses feitos por convênios, impedindo a fiscalização popular.
Os recursos fiscalizados somaram mais de R$ 42,7 milhões, foram avaliadas obras em 11 Estados, correspondentes a serviços de esgotamento sanitário, abastecimento de água e drenagem urbana. O TCU informou à Funasa sobre os indícios encontrados e recomendou ao órgão que elabore normas para os aspectos relativos aos processos licitatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário