Caça Prefeito continua


Câmara afasta prefeito de Baturité
A cidade de Baturité, localizada a cerca de 100 quilômetros de Fortaleza, viveu, ontem, um dia diferente. Conhecida pela beleza natural que lhe credenciou, inclusive, a instalação de uma Área de Proteção Ambiental, cidade de pouco mais de 30 mil habitantes foi às ruas pedir a saída do prefeito João Bosco Pinto Saraiva (Pros). Os muros de vários prédios da cidade amanheceram com pichações pedindo a saída do prefeito e vários moradores amanheceram o dia dentro e nos arredores da Câmara Municipal de Baturité. Há vários dias que o gestor vem sofrendo essa pressão. Ontem, os vereadores aprovaram, em harmonia com o desejo de parcela da população, o afastamento do prefeito por um período de 120 dias. Com a saída de João Bosco, a vice-prefeita, Cristiane Braga Saraiva (PT), assume interinamente o cargo. A gota d’água para a saída do João Bosco aconteceu na última sexta-feira, 14, quando dezenas de servidores foram às ruas, em manifestação pacífica, reivindicar nada menos do que cinco meses de salários atrasados. Eles acabaram bloqueando as principais vias da cidade e convidando os cidadãos a tomarem parte das manifestações contra o prefeito João Bosco.
Pressão
Ontem, várias pessoas se aglomeraram em frente à Câmara e dezenas de outras ocuparam as galerias do prédio para pressionar os vereadores a tomar uma atitude.  O comércio próximo à Câmara foi fechado em solidariedade aos manifestantes. Aberta a sessão, 12 dos 13 edis de Baturité estavam presente ao plenário, quando da votação do afastamento do prefeito e a maioria votou pela cassação. Opositores acusam o prefeito de participar de fraudes em licitações e irregularidades no pagamento a empresas terceirizadas contratadas em sua gestão.
Comissão
Agora, uma comissão formada por três vereadores irá investigar as denúncias contra o prefeito. Até lá, caso as denúncias sejam comprovadas, uma nova sessão na Câmara da cidade deverá decidir o futuro do gestor, que pode, inclusive, em última instância, perder o mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário