Escola o dia inteiro em Fortaleza


Tempo integral inicia em seis escolas
Foram entregues, na manhã de ontem, as primeiras seis escolas municipais em Tempo Integral de Fortaleza. O Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o secretário municipal da Educação, Ivo Gomes, deram abertura às atividades, oficialmente, na Escola em Tempo Integral Filgueiras Lima, localizada na Av. dos Expedicionários, 3910, bairro Jardim América. As escolas atenderão 2,3 mil alunos do ensino médio.
Os prédios das seis escolas já existem e, para proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos estudantes, foram reformados e adaptados para o funcionamento em tempo integral. As unidades, que estão localizadas nos seis Distritos Educacionais, são: escolas Aldemir Martins, Antonieta Cals, Maria do Socorro Alves Carneiro, Filgueiras Lima, Dom Antônio Almeida Lustosa e José Carvalho. A meta, para 2015, é ampliar o atendimento com mais 29 unidades que atenderão mais de 17 mil alunos da rede pública municipal.
ROTINA DIFERENCIADA
A Gestão Pedagógica e Administrativa das escolas possui uma rotina diferenciada. Segundo a coordenadora do Programa das Escolas de Tempo Integral da SME, Natália Ribeiro, o currículo foi modificado, sendo acrescido de algumas disciplinas e atividades extracurriculares.
“O currículo regular das unidades será integrado com as disciplinas de Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida, além de outras atividades extracurriculares. Nestas disciplinas trabalharemos com a responsabilidade, onde os alunos são estimulados a tomar decisões e iniciativas, além de promover ações que os tornem mais solidários uns com os outros. E tudo que eles aprenderem já servirá para a disciplina de Projeto de Vida, que não visa à entrada para o mercado de trabalho, mas a criação de metas de curto a longo prazo, nos desafios que almejarem alcançar no futuro”, concluiu.
A coordenadora explica ainda que o protagonismo juvenil será trabalhado por meio de práticas e vivências, na escola e na comunidade, e que o Projeto de Vida será um plano construído pelo estudante ao longo dos quatro anos do Ensino Fundamental, que terá o objetivo de reunir suas intenções e expectativas presentes e futuras de maneira planejada e documentada.
INFRAESTRUTURA
No sistema integral, há uma ampliação da jornada escolar, as aulas iniciam às 7:30h e terminam às 16h. Como passam o dia inteiro, algumas reformas tiveram que ser feitas. As escolas dispõem de refeitórios, salas temáticas, auditórios, sala de apoio para o Professor Diretor de Turma (PDT), biblioteca, laboratórios de Química e Biologia, Física e Matemática, além de laboratórios de informática educativa e de Língua Estrangeira, dentre outros espaços de suporte para o funcionamento da escola em jornada ampliada.
“O grande diferencial da escola de tempo integral é a parte pedagógica. Os nossos alunos tem mais tempo de estudo propriamente dito, com horários de estudo orientado e, ao longo dos anos, eles vão estar construindo um projeto de vida, com disciplinas que trabalham os valores. Isso é enriquecedor para a vida de todos eles”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário