Ivo vai às feras


Ivo Gomes presta contas hoje na Câmara 
O secretário municipal de Educação, Ivo Gomes, estará, hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza, para prestar esclarecimentos aos parlamentares sobre as medidas adotadas por sua pasta. A visita do secretário está agendada para as 10 horas, logo após o primeiro expediente dos trabalhos legislativos. O principal tema que provocou o convite, segundo o líder do Governo, vereador Evaldo Lima (PCdoB), foi a prestação de contas sobre a situação da educação na Capital, que, conforme ele, já aponta “avanços significativos”. “Em 2005, tivemos 254 mil alunos matriculados e, nos anos correntes, esse número só fez cair. Os indicadores de educação mostraram isso. Em 2014, essa curva descendente cessou e aumentou o número de alunos, chegando a 195 mil”, explica o parlamentar, acrescentando que o secretário também deverá apresentar detalhes sobre a construção das escolas de tempo integral.
Segundo a Secretaria de Educação, a partir deste ano, seis escolas de Fortaleza terão tempo integral, inclusive um termo de cooperação técnica para implantação dessas escolas também foi assinado entre a Prefeitura e o Instituto de Corresponsabilidade Social pela Educação (ICE) e o Instituto Natura. O ICE, em parceria com o Instituto Natura, será responsável pelo assessoramento pedagógico durante a implantação das escolas de tempo integral de Fortaleza. A instituição é responsável pela implantação das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará.
Ainda segundo a secretaria, outras 29 escolas de tempo integral serão construídas. O valor total da construção dos novos equipamentos será de R$ 281 milhões, sendo 80% do governo federal, 10% do governo estadual e 10% da Prefeitura.
Para Evaldo Lima, o ano de 2014 traz uma série de mudanças, como se pode observar com o plano de educação “que terá o maior investimento da cidade”, além de organizar o calendário letivo. “As escolas apontam para um novo ciclo virtuoso da Educação de Fortaleza. Vamos falar destes avanços e discutir novos projetos”, diz o vereador ao ressaltar a visita de Ivo Gomes à Casa.
ESCLARECIMENTOS
Para o líder da oposição, vereador Guilherme Sampaio (PT), a ida de Ivo Gomes à Câmara é positiva, tendo em vista a necessidade de explicação sobre algumas ações desenvolvidas pela secretaria. O petista, no entanto, reclamou que a redução do ano letivo, com problemas apontados pelo vereador, ainda não foi totalmente esclarecida. Guilherme Sampaio questiona, ainda, a falta de professores em algumas unidades escolares e diz que “outras questões do cotidiano precisam ser esclarecidas pelo secretario”. O vereador informou que, frequentemente, tem visitado as escolas e identificado algumas contradições entre as ações colocadas em prática e a fala oficial da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário