-
A população do Distrito Federal lidera as solicitações de porte de armas de fogo no País, segundo dados do Sistema Nacional de Armas, da Polícia Federal. Pode significar a reação à explosão da criminalidade na capital do País. Desde 2010, o DF expediu proporcionalmente onze vezes mais autorizações de armas que as 69 do Rio de Janeiro, que tem população seis vezes maior e enfrenta guerra aberta com o tráfico.
-
Foram concedidos 827 portes para cada milhão de habitantes, o que transforma Brasília em uma das cidades mais armadas do mundo.
-
Das 2.233 concessões de pistolas e revólveres no DF, 72% tem caráter “temporário”. Ou seja, quem não andar na linha perde o porte.
-
Com seus 43,6 milhões de habitantes, São Paulo concedeu 7,3 mil portes de arma desde 2010. São 168 para cada milhão de pessoas.
-
Para obter o porte legal de arma de fogo, é preciso ter mais de 25 anos e apresentar certidões negativas de antecedentes criminais.
-
As dificuldades de relacionamento da presidenta Dilma Rousseff com o Congresso decorrem da sua inexperiência e também da impaciência para lidar com políticos, mesmo aliados. Mas quem tem uma Ideli Salvatti como responsável pela articulação política do governo, não precisa mesmo de oposição. Ideli não tem revelado talento nem mesmo para articular sua própria candidatura ao Senado, em Santa Catarina.
-
Sob a “articulação” de Ideli Salvatti, o PMDB se rebelou e até o PTB, também amante de cargos, resolveu retirar a indicação de ministros.
-
Em SC, o cartaz de Ideli é tão ruim que Raimundo Colombo (PSD), o governador, até admite acordo com o PT, mas sem ela no palanque.
-
O Itamaraty incorporou os analistas de sistema do Serpro aos terceirizados de limpeza: também terão que usar uniforme em serviço.
-
O Ministério da Justiça fez uma pergunta marota ao ministro Joaquim Barbosa: o Supremo Tribunal Federal teria “interesse” na extradição de Henrique Pizzolato? José Eduardo Cardozo sabe que a Justiça prolata sentenças, e a polícia do ministro tem o dever de executá-las.
-
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) incentivou no Twitter a baderna de quinta (6) no Rio contra o aumento das passagens, clamando “Pula (as catracas) que é de graça!”. Merecia um Conselho de Ética.
-
O procurador-geral pediu 22 anos de cadeia para o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), no caso do “mensalão do PSDB”, e o PT festejou. Só falta o partido de Lula reconhecer que a lei é dura, mas é a lei, e vale inclusive para os que já cumprem pena no mensalão do PT.
-
É tamanho o descontentamento no PMDB que dirigentes acreditam que sequer será necessário coletar assinaturas de nove diretórios regionais para antecipar a convenção nacional. Tudo aponta para um consenso.
-
Mãe do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que está na geladeira há meses esperando para virar ministro, a deputada Nilda Gondim desceu lenha durante reunião da bancada no tratamento desrespeitoso do PT.
-
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) desistiu da reeleição por sentir crescente asco pela rotina no Senado e porque não queria correr o risco de derrota, dada a erosão do seu patrimônio eleitoral. Vai se dedicar apenas à campanha presidencial de Eduardo Campos.
-
Presidente do PSB-SP, o deputado Márcio França afirmou que colocará seu nome na convenção estadual para disputar o governo de São Paulo, caso a cúpula nacional decida por candidatura própria.
-
A decisão sobre a quebra de decoro parlamentar do deputado ladrão Natan Donadon, preso desde junho de 2013, servirá de “test drive” para cassação do mensaleiro João Paulo Cunha, tudo no voto aberto.
-
…com oito apagões desde 2009, está na hora de trocar o Chipp (Hermes), presidente do Operador do Sistema Elétrico (ONS).
Sábado de Diário do Poder
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário