Brasileiro brilha no último salto e é bicampeão mundial na Polônia
Duda começou saltando 8m06, atingindo sua melhor marca no ano logo no primeiro salto. Nas tentativas seguintes, o brasileiro cravou 7m94, 8m04 e teve o quarto salto anulado.
Novamente Duda precisava se superar no último salto. E ele fez um salto impressionante, atingindo a marca de 8m28 e assumindo a ponta da competição. Depois restou apenas esperar os saltos seguintes para comemorar. É a primeira vez que o Brasil conquista um bicampeonato mundial indoor.
"Às vezes, nós atletas temos mania de falar que não caiu a ficha. Não tenho noção nenhuma do que seja se tornar bicampeão mundial. Amanhã vou entender o que está acontecendo. Eu igualei meu melhor. Hoje eu saio o cara mais feliz do mundo", disse Duda logo após a prova em entrevista ao canal Sportv.
O brasileiro fez questão de destacar o desempenho do segundo colocado, o chinês Jinzhe Li. "O salto dele é muito técnico. Nós olhamos o salto de outros atletas. E o dele a gente olha pra tentar fazer parecido", afirmou.
Duda também lembrou na entrevista após a prova as dificuldades que sentiu ao longo da disputa e como se preparou para o último salto. "O trabalho tem que ser justificado. Precisava de um pouco mais de altura. Todos da final podem vencer. Passei em sétimo e venci. No nosso caso é na ponta da sapatilha. Nessa hora não existe 85% ou 65%. O atleta nem sabe o que acontece, ganha força extra", comemorou.
A classificação para a final já havia sido dramática, conquistada apenas na última tentativa. A medalha de ouro será entregue ao brasileiro neste domingo.
O primeiro título mundial indoor de Duda foi conquistado em Istambul, em 2012. No mesmo ano, terminou a disputa das Olimpíadas de Londres na sétima colocação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário