Coluna do blog



No Chile com Dilma, Biden e Bachelet
Santiago do Chile(Cl) 28 graus. Tá quente pra dedéu.Vista daqui de baixo a cordilheira fica meio acizentada e neve,nem pensar. Só uma névoa densa. Cheia de cheiros e verdes, a simpática Santiago é tambem cheia de expectativas para esses próximos dois dias, de festas e celebrações da posse da outra vez presidente Mechelle Bachelet. Serão três dias de saraus, missas, discursos, rapapés e solenidades dígnas de uma presidente socialista que venceu as eleições com maioria consideravel num processo de dois turnos como você acompanhou aqui com cobertura deste jornal. O programa é longo e começa hoje com o ponto alto previsto para amanhã quando presidentes, reis e rainhas se farão presentes. Joseph Bidin, vice-presidente do Estados Unidos é uma das celebridades esperadas. Dilma Roussef chega de hoje pra amanhã. Evo Morales confirmou presença achando estranho haver sido convidado. O presidente Pepe, aquele da maconha liberada já dormirá hoje por aqui enquanto o homem que conversa com o Pasarinho do Hugo Chavez, o Maduro, da Venezuela apesar de haver confirmada presença, ninguem sabe uma vírgula qunado e como chegará. Rei de Espanha,  Rainha da Holanda, primeiro Ministro de Portugal, e todos os presidente da Unasul e Mercosul vão estar presentes. A danação porém, é a tal da segurança. O bicho pega. Pra cada passo que cê dá, a trabalho, nesse nosso trabalho de escrever o que é notícia, tem uma cor de crachá. Pra entrar no Senado, azul  Pra sair do senado, vermelho. Pra ir pra solenidade de posse em Valparaiso, amarelo. Pra ver a transmissão de cargo no La Moneda, branco e vai pela aí. Um arco íris pendurado no pescoço, uma vigilância de beque marcador de ponta com nossos equipamentos e zelo com os quase regalos postos à disposição da imprensa mundial que está aqui. Ônibus pra deslocamentos longos, vans para mais curtos e até carros oficiais pra pegar nos hotéis quem chegou cedo pra credenciamentos etc.e.tc.. O país de avenidas largas, muito verde e história que passa por antigas civilizações tem tradição de boa educação política. Bachelet é socialista,filha de general da Força Aérea. Já foi presidente uma vez e chega com um discurso afinado: quer fazer uma constituinte para amadurecer a democracia chilena. Estamos de olho, seja por trás de carmeneres e ceviches, seja com a pele ao sol num calorão dígno de Irauçuba.

A frase: “Homem vira mulher e mulher vira homem”. Manchete do Correio Brazilliense mostra como andam as coisas na capital da república.


Emoção da cordilheira
Por mais que o viajante tenha atravessado a Cordilheira dos Andes, nunca vai deixar de sentir uma pontada quando a voz de um comandante pede à tripulação para preparar os passageiros e para a travessia da Cordilheira. Voando num monstro como o 777-200, 400 pessoas a bordo esticam as cabeças para as janelas e lá está ela, branca, quase intocada, desafiando com seus picos brancos de gelo e neve, o mais atrevido dos aventureiros. Ontem, por uma enésima vez voltei a sentir o gostinho de atravessar a Cordilheira dos Andes a 20 mil pés, 700 quilômetros por hora, por exatos 12 minutos. A emoção desta segunda feira será ver o caminhar da democracia chilena.
 


Papo de boleiro
Maduro antecede um mínimo de sua vinda/não vinda ao Chile avisando: El presidente venezolano, Nicolás Maduro, destacó hoy las alianzas con China, Brasil, Rusia, India y Suráfrica, países miembros del grupo Brics, con un marcado desarrollo económico. É muleta da Unasul no sovaco.

E não foi no carnaval
Não foi apenas a presidente Dilma Rousseff que deu nova clareada em seus cabelos, adotando mechas alouradas: também sua amiga Graça Foster adotou uma tintura bem mais clara, embora ainda distante do look presidencial.

Voltou á ativa
O deputado federal Edson Silva voltou às atividades normais depois de uma semana assustado. Edson caiu de moto e queda de moto não é coisa boa, não. Não arranhou uma unha.

Sobral tem seca...
Porém o Ministério Público não teve nem coragem nem a ousadia de dizer pra Veveu não fazer o carnaval. Não só fez como gerou uma bela renda para a população que trabalha no e com o carnaval.

Foi ótimo
O Renascer,,movimento do católico Shalon, lotou o ginásio Paulo Sarasate durante o carnaval. Houve orações, leituras, palestras e missas. Sem gritos nem pedágio porque Deus não cobra pra entrar no céu.

Azarões
Um coleguinha escreve do Rio Grande do Sul para a Folha. Analisou que o PSDB vai fazer palanques com azarões para montar campo pra candidatura de Aécio Neves.

Coitado
O coitado afirma que os tucanos convenceram o sr. Tasso Ribeiro Jereissati a disputar o Senado no Ceará. Tem alguém bebendo mocororó e puxando fumo mofado.

É nois purim...
Um casal de brasileiros, veja só, tomou um prejuízo em Miami, na loja Calvin Klein, no Aventura Mall. Pagou por uma caixa de três cuecas, tamanho médio. Mas, ao chegar no hotel nos EUA, só havia duas peças e o tamanho era grande.

Lembrança
Lembrando de velhos carnavais vejo o Wando batendo na porta do meu apartamento no Hotel Santuário em Congonhas do Campo: Vê aí se tá bom, e entregou a letra...

Começava assim...
O Importante é ser fevereiro/ Que tem carnaval pra gente sambar... Era 1968, quando ele musicou Há tanto pra dizer, letra minha, gravada em 1976.

Intimidades
A história das calcinhas, aquela molecagem que o Wando fazia com a mulherada no palco...um dia eu conto como nasceu, na dita cuja Congonhas.

Ano novo
A ser verdade que o ano novo no Brasil começa depois do carnaval, espera aí um tiquim pra chegada do 21 de abril, feriadão enganchado na Semana Santa e a Copa do Mundo.

Pesquisa
O Estadao está telefonando para deputados federais do PMDB perguntando se estariam mesmo dispostos a romper com o Governo. Resposta de pelo menos uns dois deles, meus conhecidos: Se for pra continuar como está, rompamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário