Jazz em Guará

A cidade de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, recebe durante o Carnaval um dos principais festivais de música do país. Os amantes do Jazz e do Blues vão ter a oportunidade de assistir a grandes shows nacionais e internacionais.

Os apreciadores que forem aos shows poderão degustar uma água de qualidade excepcional. Isso porque o evento terá o patrocínio da água mineral natural Indaiá, que renova uma parceria de sucesso com os organizadores do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, com a intenção de fortalecer a marca e garantir uma hidratação saudável e adequada aos espectadores. 

Os destaques do Festival de Guaramiranga este ano são as apresentações de Edmar Castañeda Trio com a convidada especial Andrea Tierra, que pretende fazer um show para

entrar na galeria dos grandes momentos do Festival. EDMAR CASTAÑEDA é um harpista colombiano e considerado um dos mais originais instrumentistas em Nova York.  No Festival Jazz & Blues 2014, Castañeda se apresenta em trio, juntamente com David Silliman (bateria/percussão) e Marshall Gilkes (trombone), além da participação especial da cantora Andrea Tierra.
Edu Lobo

Edu Lobo, maior compositor vivo da música popular brasileira, vem celebrando seus 70 anos fazendo uma das coisas que mais gosta: tocando seus maiores sucessos. No Festival Jazz & Blues, Edu Lobo apresenta repertório baseado nos dois shows comemorativos ao aniversário dele, que foram realizados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro  (29 de agosto) e no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, em setembro. No repertório, ele dará preferência aos grandes sucessos que marcaram sua trajetória. “O público não gosta de ouvir o que não conhece. Escolhemos músicas que eles pudessem se identificar”. Para acompanhá-lo, estarão os músicos e também parceiros Carlos Malta (flautas e saxes), Jorge Helder (baixo acústico), Jurim Moreira (bateria) e Cristóvão Bastos (piano). 
 
Francis e Olivia Hime

Foto: Wallace Souza
"Sem Mais Adeus: Uma homenagem a Vinicius de Moraes", é o show que Olivia e Francis Hime apresentam no Festival Jazz & Blues. Parceiro de Vinícius  de Moraes desde os anos 60, quando compuseram juntos ’Sem Mais Adeus’ e incentivado pelo poeta aos 16 anos de idade a seguir a carreira de músico, Francis Hime deixa de lado o seu imenso e importantíssimo repertório autoral para homenagear seu parceiro, que em outubro de 2013 teria feito 100 anos. Em um show com Olivia Hime, interpreta, além de suas composições com o "poetinha", parcerias com Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell e Toquinho.

Olivia, por sua vez, conheceu Vinícius muito cedo, quando ele passava fins de semana na casa de seus pais em Petrópolis. Nos anos 70, a convite do poeta, Olivia fez parte do "coro familiar", composto também por Cristina Buarque e Georgiana de Moraes, do memorável show no Canecão quando Vinícius, Toquinho, Miúcha e Tom Jobim se apresentaram numa longa temporada.

Yilian Cañizares

Foto: Tashko Tasheff
Uma jovem encantadora dentro de um deslizante vestido de musselina, que ajusta o seu arco enquanto canta hinos da África Ocidental. No começo pode-se achar que é a beleza virtuosa que a caracteriza. Mas, em poucos instantes, essa diva de Havana vivendo agora na Suíça, mostra suas garras afiadas. Em um único salto que ela percorre memórias de Chopin, Chucho Valdés, de Nova York, Jazz, da audácia imperiosa de cerimônias de Santería. Nada é bastante nesta música, tudo é urgente.
Yilian Cañizares nasceu em Havana. Bem cedo ela aprendeu os ritmos complexos da mãe-África, reescrita na gloriosa insularidade de um país que também importou professores russos. Yilian é fruto de várias histórias. Ela pode tocar sonatas de Bach para violino com precisão matemática, um swing de New Orleans e ao mesmo tempo despertar as divindades iorubás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário