Malandragem prefeitural: Comendo pelas beiradas


Implantação deverá eliminar 550 vagas

Cerca de 550 vagas de estacionamentos particulares de empreendimentos comerciais nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, em Fortaleza, deverão ser eliminadas com a criação do sentido único nessas vias, previsto para vigorar a partir de maio desse ano, conforme as estimativas do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT) elaborado pela Prefeitura. A retirada das vagas deve-se, segundo a Prefeitura, para dar fluência ao tráfego, principalmente, no lado direito das vias, que, a exemplo da Avenida Bezerra de Menezes, terá corredores exclusivos para veículos do transporte coletivo.
O coordenador do PAITT e secretário-executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Luís Alberto Saboia explicou que o projeto-piloto dos estacionamentos previsto no Plano será aplicado, inicialmente, no Centro da Cidade. Só depois, “dando certo”, no segundo semestre, será levado para outros pontos de Fortaleza. Após realizar os estudos, o PAITT identificou que na Santos Dumont e na Dom Luís há mais de 45 estacionamentos privados, que somam quase cinco mil vagas. Nas duas vias, há cerca de 550 estacionamentos na frente das lojas.
De acordo com Secretaria, a equipe buscará diálogo com os comerciantes da área, entretanto, pondera que, em virtude de um número reduzido, que não chega a 10% do total de vagas particulares, aposta na conscientização dos lojistas de que entregar aquele espaço para o pedestre será, sem dúvidas, bem mais vantajoso. “Vale ressaltar que, em sua grande maioria, essas vagas em frente de lojas são irregulares. E ainda reforçamos que, quando ocorreu a apresentação do PAITT em um seminário no dia sete de março, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Freitas Cordeiro, mostrou-se favorável à requalificação do local”, explicou Luís.
CORREDORES EXCLUSIVOS
Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), um levantamento feito em vários pontos das avenidas demonstrou que, com a implantação das faixas exclusivas, a redução no tempo de viagem dos ônibus, no trecho de maior impacto, como na rotatória da Praça Portugal, pode ser de até 46%. Para os demais trechos, a expectativa é que se reduza em até 25%, como ocorreu na Bezerra de Menezes. Conforme a Etufor, atualmente, 28 linhas de ônibus passam nas avenidas, sendo 17 na Santos Dumont e 11 na Dom Luís.
Sobre o gargalo nas vias, que culmina na Praça Portugal, à imprensa, o titular da Secretaria de Conservação, João Pupo afirmou que “a Praça Portugal, como se encontra hoje, já é um colapso”.  Segundo ele, na Avenida Dom Luís, no sentido Praia-Centro, passam, por hora, em média, 1.400 carros. No sentido oposto, 1.100 veículos/hora. Já a Desembargador Moreira, sentido Sertão-Praia, o fluxo é de 900 carros/hora; no sentido contrário, a média é de 680 veículos por hora.
“Não é preciso dizer que a rotatória está desequilibrada, porque você tem um grande fluxo de carros na Dom Luís, e um baixo fluxo na Desembargador Moreira”, disse justificando o projeto.
DESINFORMAÇÃO
Os comerciantes que não possuem o estacionamento recuado, e que, provavelmente, perderão as vagas, reclamam da falta de informações sobre a aplicabilidade do projeto. Lucieudo Braga, 58, gerente de um estabelecimento na Av. Dom Luís, ressalta que, apesar de não se saber como as mudanças vão repercutir futuramente, acredita que as transformações ocorrerão para, de fato, dar fluidez ao trânsito.
“Sei que os clientes serão prejudicados caso o nosso estacionamento seja retirado, mas, por outro lado, o trânsito fluirá”, diz, ressaltando que vai ao trabalho de ônibus, demora, pelo menos, cerca de uma hora e meia para chegar ao estabelecimento. O mesmo, de acordo com ele, ocorre na volta para casa.
Uma proprietária de um estabelecimento que não quis ser identificada dá conta de que, caso venha a perder suas vagas, teme a redução nas vendas. “Sei que é em prol de uma comunidade, mas, até agora, o projeto não foi repassado para a gente e continuamos desinformados”, reclama.
Serviço
• Veja quais linhas de transporte coletivo trafegam pela Santos Dumont e Dom Luís: http://zip.net/bsmSy3
Rochana Lyvian
rochana@oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário