Sâo José não nega.. água

Chove em 104 cidades no dia de São José
E São José, o padroeiro do Ceará, não falhou. Até  o início da tarde de ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou um boletim em que aponta o registro de chuvas em 104 municípios cearenses. As precipitações mais intensas ocorreram  nos municípios de Lavras da Mangabeira (129.0mm), Alto Santo (119.0mm), Jaguaribara (95.4mm), Cedro (78.3mm),  Itaitinga (63.0mm), Várzea Alegre (57.6mm), Eusébio (57.0mm) e Alto Santo (55.4mm). O cearense, que andava desconfiado diante da possibilidade de mais um ano de seca, pode, agora, ter um pouco mais de esperança de que teremos um inverno melhor, afinal, como reza a tradição, chuva em dia de São José é sinal de bom prelúdio. O responsável por tanta água, segundo a Fundação, é a Zona de Convergência Intertropical que se formou em cima do território do Ceará.
Apesar de todo o otimismo, a Funceme lembra que os prognósticos para a quadra chuvosa se mantêm, ou seja, probabilidade de 40% de chuvas abaixo da média. Já a previsão para hoje, segundo o órgão, de mais chuvas em diferentes regiões do Estado, principalmente no centro-norte. O sertanejo, feliz pelas chuvas de ontem, mas apreensivo pela falta de água no futuro, agradece.
Alto Santo
Paradoxalmente, a água que falta pode, em excesso, representar problemas e causar estragos. Foi o que aconteceu, ontem, no município de Alto Santo, a cerca de 230 quilômetros de Fortaleza. Lá, onde foi registrado 119mm de precipitações – a segunda maior no Estado, ontem – a chuva trouxe destruição por toda a cidade. O vento e a água derrubaram árvores e fios elétricos em diversas ruas. Um depósito de uma loja de móveis desabou, e vários voluntários ajudaram a retirar os escombros do local. A água não poupou calçadas nem casas. O teto de um posto de gasolina veio abaixo e uma torre de internet caiu sobre duas residências. Apesar dos estragos materiais, não houve registros, até o fechamento desta edição, de feridos.
Chuvas também castigam Juazeiro, diz Raimundão
O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, veio a Fortaleza para participar da comissão de recepção da presidente Dilma Rousseff. Ele veio, na oportunidade, receber, simbolicamente, um caminhão caçamba para ajudar nos trabalhos de transportes de material para construção de obras públicas ou reparos de vias públicas.
Raimundão informou que está chovendo muito em todo o Cariri, principalmente em Juazeiro, e que o município tem, com o peso das águas, experimentado muitos danos em suas vias públicas. “Em Juazeiro, está havendo muita chuva e muito estrago, mas nós não reclamamos, porque o inverno tem a parte boa, que é o acúmulo de água nos reservatórios e o crescimento da lavoura”.
O prefeito acrescenta que já está tomando as providências para resolver o que está sendo quebrado pelas chuvas, tudo dentro da medida do possível, com o sentido de amenizar os problemas que a população vem tendo. Raimundão promete, ainda neste ano, resolver todos os problemas críticos de Juazeiro, concentrando recursos em drenagem, pavimentação e reformas.
Aeroporto
O prefeito informa, por fim, que continua lutando para resolver o problema de reforma e ampliação do aeroporto de Juazeiro. Para tal, promete participar de reunião com a Infraero para liberação dos recursos. “Nós precisamos liberar os recursos para tocar em frente as obras de reforma do aeroporto do nosso município, porque ele já está pequeno para as demandas”, observa. (com informações de Tarcísio Colares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário