Centenário da Diocese do Crato recebe homenagem na AL nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta quarta-feira (14/05), sessão solene em comemoração ao centenário de fundação da Diocese do Crato e do nascimento do monsenhor Pedro Rocha de Oliveira. O evento atende a uma solicitação dos deputados Professor Teodoro (PSD) e Camilo Santana (PT) e será realizado às 15h, no Plenário 13 de Maio.
A Diocese foi criada em 1914 pelo Papa Bento XV, pela Bula Papal Catholicae Ecclesiae, e vem, ao longo dos anos, prestando serviços à população do Cariri, em especial a católica.
O monsenhor Pedro Rocha de Oliveira era um homem simples e um sacerdote modelo, ressaltam os autores da homenagem. Ele morreu aos 57 anos, após 34 anos de vida religiosa.

Além de atuar como sacerdote, foi reitor do Seminário São José e, por 24 anos, provedor do Hospital São Francisco de Assis. Por essa atividade, ficou conhecido como “o apóstolo da caridade”. Simultaneamente, foi jornalista e diretor do jornal “A Ação”, órgão oficial da Diocese de Crato; orientador espiritual da Liga Feminina da Ação Católica; radialista, produtor e apresentador do programa “Consultório da Família”, levado ao ar pelas emissoras de rádio da cidade de Crato, além de diretor diocesano da Obra de Vocações Sacerdotais, entidade responsável pelo financiamento dos estudos de muitos sacerdotes.
Na ocasião, serão homenageados o bispo diocesano dom Fernando Panico; o bispo emérito, dom Newton Holanda Gurgel; a Associação dos Ex-Alunos do Seminário São José e a madre Maria Carmelina Feitosa.
Também serão agraciados com placas comemorativas os monsenhores Pedro Rocha de Oliveira (in memorian), Francisco de Holanda Montenegro, Francisco Murilo de Sá Barreto e dom Vicente de Paulo Araújo Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário