Coluna do blog



Banana verde pode ser útil contra inflamações intestinais
Uma pesquisa realizada no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu (SP), constatou a eficiência de produtos naturais derivados da flora brasileira no tratamento das doenças inflamatórias intestinais (DII), como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. O estudo apresenta ainda novos marcadores moleculares que podem ampliar a compreensão que se tem dessas doenças, cuja etiologia ainda é desconhecida. Entre os principais resultados está a descoberta de que uma dieta com farinha de banana nanica verde pode impedir a inflamação intestinal em roedores". Trata-se de um projeto que consideramos audacioso por estudar tanto a doença em si, priorizando alvos moleculares da ação de fármacos clássicos, como alvos farmacológicos para novos produtos, como as cumarinas naturais e algumas plantas medicinais", disse Luiz Claudio Di Stasi, responsável pela pesquisa "Doença inflamatória intestinal (DII): novos marcadores moleculares e atividade anti-inflamatória intestinal de fármacos e produtos de origem vegetal", realizada com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). "Consideramos a importância da microbiota intestinal na proteção contra o processo inflamatório para propor o estudo de alguns produtos naturais adicionados à dieta, que reunissem a capacidade de modular a microbiota intestinal previamente e agissem na prevenção das recidivas dos sintomas da retocolite ulcerativa e da doença de Crohn", disse Di Stasi. Pois bem; fique meu outro único leitor sabendo, fui criado tomando mingau de banana verde pilada. Era assim: Minha santa Mãezinha ia ao mercado e comprava uma penca de bananas verdes. Botava no sol, depois descascada num peneira no telhado de um puxadim no quintal lá de casa. No dia seguinte, chamava a Maria Tibúrcio e mandava pilar no pilão, como quem faz paçoca. Ficava bem fininho e ainda era peneirado. Daí fazia mingau  ou misturava noutras comidas. Passei dos 60 um bocado e até hoje, jamais adoecí. Eu disse jamais. Primos meus, criados da mesma forma, não os sei doentes. A banana, portanto não serve só para espanhóis imbecis jogarem em campos de futebol. Se desse vergonha, como dá em saúde, não seriam provocados escandalos como os de Uruburetama, terra da Florinda e campeã cearense de bananas. This all.

A frase: “Ê vidão! 6 milhões dos brasileiros não encontram emprego. 62 milhões nem procuram emprego”. Nós bancamos todos eles.


Mais um puxadim (Nota da foto)
Achando pouco o puxadim pra receber turistas, na verdade uma tenda dos milagres, a Infraero agora mandou fazer outro, um botequim ao lado da parada de ônibus no sub solo do Pinto Martins. Quanta ansiedade!!!

Surpresa
Ficou assustado quem viu os buracos que acabaram com o passeio salva vidas extinto na Dom Luiz. Foram tapados com asfalto. E a gente pensando que seria com bloquete.

Esperar sentado
Informação da conta  de que o senador Eunício Oliveira teria esticado o prazo para receber a manifestação do governador Cid Gomes. A nova data seria o dia 10 de maio, apenas quatro dias antes da realização de uma reunião da Executiva nacional do PMDB.

Não entendi
O prefeito Roberto Cláudio (Pros) vai lançar, no próximo dia 16, o Programa de Arborização da Cidade. Vai ver é com as árvores que tá arrancando da Santos Dumont e da Dom Luiz.

Vendo dobrado
A meta da gestão é dobrar a cobertura vegetal de Fortaleza até dezembro de 2016 e envolverá as secretarias de Conservação e Serviços Públicos e Urbanismo e Meio Ambiente.

Vai faltar cadeia
Uma denúncia do uso ilegal de máquina agrícola pública levou à prisão três homens na zona rural do município de Assaré.

Promotor na frente
A ação foi comandada pessoalmente pelo promotor de Justiça, Lucas Azevedo, que acionou policiais militares do destacamento da cidade para efetuar as prisões.

Presos sem culpa
O Promotor mandou prender o tratorista e o auxiliar dele porque tratoravam numa terra particular com o trator da Prefeitura. O dono da terra foi no rolo. Quem mandou, foi preso?

Portas abertas
O Solidariedade do deputado Genecias Noronha está definitivamente se instalando em Fortaleza. O provisório está sendo transferido de vez para Fortaleza. A sigla agora é SD.

Olho no olho
Na semana Genecias fez reunião com militantes e filiados para discutirem rumos nas eleições deste ano. Genecias costuma avaliar com parceiros caminhos a tomar.

Em plenário
“Ta mais por fora do que pensamento de preso”.Texto de Fernando Hugo, respondendo à deputada Raquel Marques, do PT, que defendia Dilma de um ataque de Hugo.

Nossa dívida sertaneja
As dívidas de agricultores rurais cearenses com acréscimo de juros e correção dos bancos oficiais, – Banco do Brasil e Banco do Nordeste –, podem chegar a R$ 4 bilhões de reais.

Alerta de Neto Nunes
Impossibilitados de pagar a dívida, devido a seca que atinge a Região do Nordeste há mais de três anos, “...os trabalhadores correm o risco de perder suas terras, já que essas foram colocadas como garantia na hora de realizar o empréstimo” afirmou o deputado.

Jogando contra
O deputado estadual Heitor Férrer joga bruto contra a Copa do Mundo de futebol: “Eu não sei quem é mais irresponsável por trazer a Copa pra cá;se a FIFA se o Brasil”.








Nenhum comentário:

Postar um comentário