Jornal O Estado, OAB e MP promovem evento

O Ministério Público do Ceará, em parceria com a Comissão de Políticas Públicas Sobre Drogas da OAB-CE e o jornal O Estado, promoverá, no dia 13 de maio, de 8h às 18h, o evento “A Justiça Articulada a Favor da Vida: Reflexões Sobre o Dia Internacional de Combate às Drogas”.
Ao longo do dia, representantes do Judiciário, profissionais da saúde e da educação, bem como líderes de comunidades terapêuticas irão debater sobre a importância da articulação da justiça com a sociedade ao enfrentamento às drogas, além de fomentar diretrizes para superação dos desafios.
De acordo com a promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública e também secretária do Comitê de Enfrentamento às Drogas (Ministério Público), Isabel Porto, o Dia Mundial de Combate às Drogas é comemorado no dia 26 de junho, no entanto, em virtude a realização da Copa do Mundo, no Brasil, as entidades cearenses envolvidas optaram por anteceder a comemoração e promover este evento. Para ela, será uma oportunidade para apresentar as ações de prevenção e tratamento, assim como expor os resultados dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos municípios do Ceará através do Comitê de Enfrentamento.
“Iremos apresentar o resultado das melhorias no encaminhamento das questões de tratamento na população desses municípios e também a criação dos Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas e os respectivos fundos de aparelhamento. São duas metas que temos no MP, embora tenha feito o projeto embasado em quatro eixos: a reinserção social, a prevenção, o tratamento e a segurança pública”, disse a promotora.
O membro da Comissão de Políticas Sobre Drogas da OAB-CE, Walmir Medeiros, enfatiza sobre a importância do evento: “qualquer evento sobre drogas se reverte em importância. A droga é uma das piores doenças dos nossos tempos, então temos que tentar o tempo inteiro combater, nunca vamos ter êxito total. A droga não acaba, sempre há interesses, mas temos que tentar minimizar”.  Para a presidente da mesma comissão, Rossana Brasil-Kopf, o momento é de exigir que a polícia e a justiça façam suas partes. Salientou que o trabalho da OAB-CE é voltado para a área de prevenção e alerta à sociedade sobre os riscos, que iniciam-se, segundo ela, com o uso precoce do álcool e a experimentação da maconha.
“O jovem tem prejuízos com a memória, concentração e a chamada síndrome antimotivacional, ou seja, a pessoa torna-se apática quando tem dificuldades em persistir em alguma tarefa ou estudo. A percepção dos adultos quanto aos riscos do álcool e da maconha é mínima, então deixam a experimentação rolar e quando abrimos os olhos, o vício está instalado”, afirma.
SERVIÇO
MAIS INFORMAÇÕES
Data: 13 de maio
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Rua Assunção, 1100 - Centro
Advogados, promotores, defensores públicos, magistrados, estudantes de direito, comunidades terapêuticas e profissionais de saúde em geral podem realizar as inscrições e conferir a programação através do site do MPCE -

Nenhum comentário:

Postar um comentário