Livro “Ano 180 – A história da Assembleia Legislativa do Ceará” será lançado nesta quarta (07/05)


Será lançado no segundo expediente da sessão plenária desta quarta-feira (07/05), o livro “Ano 180 - A história da Assembleia Legislativa do Ceará”. A obra é uma realização da Fundação Demócrito Rocha, com apoio cultural da AL.

Além do livro-documento, um documentário em DVD traz mais detalhes sobre a trajetória da Casa que abriga o parlamento. A história é contada a partir de imagens, depoimentos e objetos históricos presentes no Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce).

Na obra, o leitor é convidado a fazer um passeio pela história, são retratadas as sedes do espaço de democracia, os serviços da Casa em construção da cidadania, são retratados também todos os deputados estaduais de 1835 a 2014 e todos os 46 deputados eleitos em 2010.

O livro também apresenta todos os presidentes que já passaram pela Casa, ao todo 77 deputados já lideraram a Assembleia Legislativa do Ceará. Chegando até o atual presidente da AL, o deputado Zezinho Albuquerque (Pros), ao qual um capítulo é dedicado a sua experiência no parlamento, estando no sexto mandato.

“São 189 páginas da história. Este é um registro indispensável de uma das mais sólidas instituições do Estado, um espaço de leis e fiscalização. Como presidente desta Casa me orgulho de ver o registro desse legado ao povo cearense”, afirma Zezinho Albuquerque. 

A obra também conta com depoimentos e artigos de personalidades cearenses como: o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar; o governador Cid Gomes; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Luiz Gerardo Brígido; e a  presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), jornalista Adísia Sá, dentre outros.

Malce

O Malce conta com uma exposição que relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da corte portuguesa ao país, em 1808. A ênfase da exposição relaciona-se à trajetória do Poder Legislativo cearense desde a criação dos Conselhos Provinciais, em 1835, até a atualidade.

O Memorial está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30min, e das 14h às 17h. Para grupos, é necessário fazer agendamento através dos telefones: (085) 3277-3700 e (085) 3277-3707, ou pelo site www.al.ce.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário