Tamos nem aí


Se pudesse escolher, a maior parte dos eleitores não compareceria às urnas em 5 de outubro, segundo pesquisa Datafolha publicada no jornal Folha de S.Paulo deste domingo. A pesquisa mostra que 61% dos entrevistados são contra o voto obrigatório e que 57% não iriam votar nas próximos eleições se o voto fosse facultativo.

Penso eu - Também com essa ruma de...candidatos que estão pela aí.

O número de pessoas que não compareceria às eleições é o maior já identificado desde 1989, quando o instituto de pesquisa começou a fazer essa pergunta em suas pesquisas. Nas investigações anteriores, o total de pessoas que não votariam se não houvesse obrigatoriedade nunca foi maior do que 50%
A pesquisa mostra que a rejeição ao voto obrigatório é maior entre os mais velhos e os quem tem mais renda e escolaridade.
A maior parte dos eleitores contrários ao voto obrigatório está no grupo entre 45 e 59 anos (68%). Entre os que ganham mais de dez salários mínimos, a taxa chega a 68%. Entre quem tem nível superior a rejeição é de 71%.
O Datafolha cruzou as respostas sobre a obrigatoriedade dos votos com a intenção de voto. Entre os eleitores da presidente Dilma Rousseff (PT), 43% disseram que não iriam às urnas se o voto fosse facultativo. No grupo que apoia o senador Aécio Neves (PSDB), a ausência seria de 58%. Para completar o cenário, 62% das pessoas que votariam no ex-governador Eduardo Campos (PSB) faltariam às eleições.
Dados do Datafolha divulgados nesta sexta-feira indicam que diminuiu a chance de a presidente Dilma vencer a eleição no primeiro turno. A petista lidera com 37% das intenções de voto, contra 38% dos demais candidatos somados. Houve um crescimento da intenções de voto do pré-candidato do PSDB, Aécio Neves (MG), que aparece com 20%. O tucano apresentou a maior variação entre todos os concorrentes e cresceu quatro pontos em relação ao início de abril. Eduardo Campos (PSB-PE) aparece em terceiro lugar com 11% . Em abril tinha 10% e em fevereiro, 9%.
Segundo o Datafolha, 16% dos entrevistados votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Os indecisos são 8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário