Cid avança no debate e conversa com Dilma
O governador Cid Gomes conduziu novamente, na noite de ontem, no Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira Mar, a reunião do Pros com os partidos aliados. Na oportunidade, Cid revelou o apoio do Partido Verde (PV) à candidatura de seu sucessor nas eleições deste ano. Na ocasião, o governador fez questão de destacar, também, que, até o final desta semana, começará a debater entre os partidos o nome do sucessor, além da expectativa de atrair mais partidos para a base aliada.
“Após a definição de programa, será apresentado um nome ao Ceará”, reverberou dando conta de que, primeiramente, apresentará à presidente Dilma Rousseff, no próximo dia 24, durante a convenção nacional do Pros, em Brasília, um conjunto de diretrizes na área de Educação, Saúde, Segurança, Políticas Sociais e Desenvolvimento Econômico e, em seguida, passará a ouvir dos partidos os seus pré-candidatos. “Eu espero que tudo isso aconteça ao longo dessa semana”, frisou.
Na ocasião, o governador ressaltou que as conversas foram aprofundadas durante as últimas semanas e, portanto, a partir de agora, a legenda participará das discussões da base. Ainda durante o encontro, também foram discutidos acordos para atender às reivindicações de cada partido. “Nós temos, hoje, um governo que tem, na sua base, diversos partidos. Originalmente, porque elegeram e participaram de duas eleições. Na eleição municipal, essa base foi ampliada e a gente, obviamente, continua procurando mais partidos”, enfatizou.
Sobre a especulação que há, nos bastidores, de que pelo menos três partidos podem deixar a aliança, dependendo do candidato apresentado, Cid ressaltou que está “contando com o acréscimo de partidos e lutando para isso”.
DILMA
Antes da reunião, Cid esteve reunido, em Brasília, por cerca de duas horas e meia com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Além de Cid, participaram do encontro o presidente nacional do partido, Eurípedes Junior, e o governador do Amazonas, José Melo. Sobre o assunto, o governador disse apenas que a reunião fez parte das articulações nacionais.
Na ocasião, representantes do partido convidaram Dilma para a convenção nacional, onde será homologado apoio à petista. Sem citar quais, Cid disse também ter tratado de assuntos administrativos e convidou-a para inauguração de habitações populares no Conjunto José Walter, dia 5 de julho. De acordo com o governador, Dilma confirmou que virá ao Estado.
No que diz respeito às articulações eleitorais, o Ceará é um dos estados mais delicados para o Palácio do Planalto, uma vez que o senador Eunício Oliveira (PMDB) vai concorrer ao governo estadual e lidera as pesquisas. Dilma, inclusive, chegou a oferecer a Eunício o Ministério da Integração Nacional para tirá-lo da disputa e, assim, abrir caminho para o candidato a ser lançado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes.
PSD fica na base
O presidente regional do PSD, Almicy Pinto, que esteve presente na reunião, assegura que a aliança com o Pros está mantida. Na semana passada, Almicy Pinto intermediou uma conversa entre Cid Gomes e o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, em Brasília, onde decidiram pela retomada da aliança.
A legenda poderia trocar de palanque nas eleições deste ano. Isso porque a cúpula nacional estaria disposta a alinhar-se à candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB) ao Palácio da Abolição. Entretanto, segundo Almicy Pinto, as diferenças existentes foram discutidas e, até agora, a sinalização é pela manutenção da aliança. Em troca, Cid teria prometido ajudar a reconduzir os deputados federais, uma das reivindicações apresentada pela sigla. No Ceará, o PSD foi fundado com apoio de Cid.
Nenhum comentário:
Postar um comentário