Exemplo nacional


Policlínicas do Ceará são apresentadas como modelo para atenção especializada

Policlínica de Sobral
A experiência dos Consórcios Públicos de Saúde do Ceará, que gerenciam os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e Policlínicas Regionais, foi apresentada como modelo na organização da atenção especializada ambulatorial durante o XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado de 1º a 4 de junho, na cidade de Serra (ES).

As policlínicas regionais do Ceará já subsidiam o modelo em implantação em Pernambuco e Alagoas. As policlínicas, implantadas pelo Goveno do Estado atendem nas principais especialidades médicas de interesse epidemiológico no Ceará com serviços de suporte ao diagnóstico e reabilitação dos pacientes. Já são 19 policlínicas inauguradas pelo Governador Cid Gomes: Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Crateús, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Pacajus, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá eTianguá. Outras três estão em construção em Canindé, Maracanaú e Crato.

A gestão das policlínicas é dos consórcios regionais de saúde, modelo adotado pelo Governo do Estado, que envolve os municípios de uma mesma região de saúde garantindo a estruturação de redes de assistência, ampliando e facilitano o acesso da população aos serviços de saúde na própria região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário