A droga mata cada vez mais


Maracanaú: 70% dos jovens usam drogas, diz pesquisa
A 2ª Vara Cível de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, realizou levantamento sobre o perfil social de jovens envolvidos em atos infracionais no município. Segundo os dados obtidos, 60,61% não estudam, 70,21% usam drogas e 80,30% têm pais separados, falecidos ou residem com outras pessoas. A pesquisa foi divulgada ontem, pela Secretaria da Vara.
O levantamento foi realizado com 66 adolescentes infratores durante audiências de apresentação em 2014. Os jovens responderam se estavam estudando; se eram usuários de drogas; e se têm pais separados, falecidos ou vivem com outras pessoas que não sejam os pais.
A iniciativa foi do juiz Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva, titular da 2a Vara Cível de Maracanaú, que também tem competência para atuar em ações da Infância e Juventude. De acordo com ele, “os adolescentes que cometem atos infracionais não têm adequada estrutura familiar, possuem valores deturpados e são atraídos pelas facilidades da vida, usando drogas e deixando de ir à escola, frequentando a ociosidade, sem perspectiva de futuro próspero”.
Segundo o magistrado, a enquete foi motivada pelo grande número de ações envolvendo adolescentes infratores. Atualmente, 1.241 processos envolvendo atos infracionais de crianças e adolescentes tramitam na Vara.

Fatores
Estudos sobre jovens que usam drogas revelam, ainda, que outros fatores influenciam a entrada nesse caminho sem volta, como os vários arranjos matrimoniais dos pais no curso de suas vidas, com brigas e separações conjugais, condições socioeconômicas restritivas; violência intrafamiliar física e psicológica; violência social e convivência do jovem com o crime, baixa escolaridade e desemprego dos responsáveis.
Nesse sentido, é essencial a participação da família para a resistência dos jovens às adversidades. Os responsáveis são essenciais na permanência do jovem na escola e no ensino formal, e essa triste realizada dos jovens de Maracanaú repete-se em outras localidades do Ceará, que, nos últimos anos, tem visto fortalecer o crescimento do tráfico de drogas em seu território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário