Dilma: EUA são parceiros importantes e trabalharei com Obama para aprofundar essa relação
Dilma Rousseff ressaltou nesta segunda-feira (29), em Nova Iorque, ao encerrar o Encontro Empresarial sobre Oportunidades de Investimento em Infraestrutura no Brasil, que a parceria com os Estados Unidos é fundamental para que o País possa dar um novo salto no investimento em logística. “Os Estados Unidos, tanto no que se refere ao comércio quanto aos investimentos, são um dos parceiros fundamentais do Brasil”, afirmou.
A presidenta disse ainda que pretende trabalhar bastante nesse sentido com o presidente Barack Obama, “em nossas reuniões de amanhã”, em Washington. “Pretendo também aproveitar todas essas boas reuniões que nós realizamos hoje, primeiro com grandes investidores financeiros, depois com grandes investidores na área produtiva e de serviços”, para alavancar a parceria entre os dois países.
Dilma Rousseff participa, ainda nesta segunda-feira, de um jantar oferecido pelo presidente Barack Obama, no Blue Room, da Casa Branca.
Em sua passagem por Nova Iorque, a presidenta também se encontrado com empresários brasileiros, com empresários americanos do setor produtivo e com investidores. Nesta manhã, se reuniu ainda com o empresário da comunicação Rupert Murdoch e com o ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger.
Investimentos mútuos
Ela destacou ainda a longa história de cooperação e integração econômica entre as duas nações americanas. “Os Estados Unidos continuam sendo o principal investidor estrangeiro no Brasil, com estoque de US$ 116 bilhões em 2013. E 3.000 empresas americanas atuam no Brasil em áreas mais diversas possíveis, como petróleo, gás, energia elétrica, bancos, telecomunicações, atividades imobiliárias, automóveis, metalurgia e agricultura. É um imenso leque.”
No sentido inverso, o Brasil também está presente nos Estados Unidos e tem aumentado essa presença nos últimos anos. Atualmente, as empresas brasileiras têm um estoque de US$ 15,7 bilhões investidos em vários tipos de negócios e atividades como alimentação, siderurgia, serviços de informação e produtos farmacêuticos.
“Certamente, temos certeza que é possível ampliar muito mais a nossa cooperação. E isso significa a nossa cooperação tanto governo-governo, como com os empresários e entre os empresários”, disse a presidenta.
Visita à Califórnia
Sobre parcerias na área de educação, ciência e tecnologia, a presidenta Dilma afirmou que será muito importante a visita que fará à Califórnia. “Porque nós temos um interesse fundamental com o governo americano, com as empresas americanas, com a sociedade americana, com a academia, enfim, com todos os setores aqui em atividade”, disse.
O Brasil, enfatizou, tem grande interesse em parcerias na área de educação, ciência, tecnologia e inovação, explicou. “Daí porque é tão importante essa nossa visita à Califórnia. Porque vamos olhar, basicamente, três áreas: a área de tecnologia da informação, a área de biotecnologia e a área de defesa, sobretudo, aeroespacial.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário