Coluna do blog


O Brasil, a manipulação e a especulação financeira (1)
 - A informação, recentemente divulgada, de que o Real teve sua cotação descaradamente manipulada, por bancos que acabam de ser multados em 5,6 bilhões de dólares por fraude cambial nos Estados Unidos, corrobora aquilo que sempre se afirmou nos meios mais nacionalistas, e que é ridicularizado e tratado como uma fantasia esquerdista pelo público conservador e de extrema direita: A economia brasileira é constantemente pressionada e manipulada, institucionalmente, por parte do chamado sistema financeiro internacional. Dele fazem parte jornais, revistas e outros meios de comunicação "especializados", sediados em Londres e em Nova Iorque. Veículos "normais", muitos deles ligados a instituições financeiras, com edições em português e já instalados no Brasil, como o El Pais (que conta entre seus acionistas, com o Santander e o HSBC. E os "analistas" de sempre, as agências de "classificação", os escritórios de "auditoria", bancos estrangeiros e mega especuladores de toda ordem. Temos nossas vidas diuturnamente controladas e diretamente influenciadas por um esquema "azeitado", integrado e estreitamente coordenado em que espertos fazem verdadeiras fortunas, da noite para o dia, manipulando fatores de variação, muitas vezes "cruzados", da taxa SELIC, da cotação da moeda, do valor das principais commodities brasileiras e das ações de empresas brasileiras no Bovespa e em bolsas do exterior. Muitos podem alegar que não há nada a fazer, já que o que acabamos de descrever não passa de um bem acabado retrato da sociedade capitalista atual, que a cada dia gera novos escândalos, como foi o caso do relacionado ao próprio HSBC, estranhamente "desaparecido" dos meios de comunicação nas últimas semanas, ou da manipulação da taxa LIBOR, que envolveu também bancos agora denunciados no esquema de manipulação cambial. Mas o mundo já não é bem assim, explica Mauro Satayana. Há países como a China, em que as autoridades, e a população de modo geral, dormem e acordam literalmente se lixando para o que dizem o Financial Times, a The Economist, o Wall Street Journal, o Miami Herald, e outros que tais. Países em que o estado soberanamente controla a cotação de sua moeda, para que outros não o façam, e que optaram por não atrelar, umbilicalmente, suas economias ao sistema financeiro "ocidental", com tal sucesso, que se transformaram, para outras nações, em uma alternativa ao próprio sistema financeiro internacional como se viu pelos acordos assinados na recente visita do primeiro-ministro chinês ao Brasil, há poucos dias.

A frase:  “Os pássaros cantam depois da tempestade, por quê o homem não faz o mesmo depois de suas tempestades?” Rose Kennedy.


Em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza, a médica Lia Gomes, irmã de Ciro e Cid Gomes, já posa de pré-candidata à Prefeitura com apoio do prefeito Washington Góis (Pros). Lia tem circulado à vontade em eventos do Município

Feriado
O Brasil fecha hoje. É Corpus Christi. Aliás, o Brasil fecha hoje, amanhã, depois e depois. Aí vem segunda feira e a turma descansa de descansar no feriadão.

Puxasaquismo
Agenor Neto deixou claro que não pensa em disputar mandato em 2016, como um puxa saco especulou. Ou seja, não vai disputar a Prefeitura de Fortaleza. “Eu nunca pensei nisso!”

Canalhas!!!
Cid Carvalho, ex-senador da república, foi ao meio fio e desancou ex-colegas do Senado, chamando-os de mentirosos e canalhas.

Pelo nome
Citou nominalmente Ronaldo Caiado por “defender os trabalhadores”. –Logo ele que vive de explorar o povo,disse Cid.

Festa no interior
Nossa ACEJI-Associação Cearense de Jornalistas do Interior realizará, de 26 a 28 deste mÊs, no Icó, o XV Congresso da congregação. O lugar é lindo:Teatro da Ribeira dos Icós.

ACOMOC 2015
O Prêmio da Associação de Comerciantes de Material de Construção do Estado do Ceará - Acomac Ceará 2015, que é considerado o Oscar do setor da Construção, será lançado no próximo dia 9 de junho, às 19 horas, no auditório da CDL Fortaleza

Bomcaratismo do João 

O Shopping Benfica fez a maior festa pra comemorar o Dia Nacional da Adoção. Na agenda, cadastro de adoção, exposição de fotos e estande tira-dúvidas.Viva João Soares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário