Milhares de fiéis seguem procissão de Corpus Christi
Milhares
de pessoas estiveram reunidas, ontem, na tradicional procissão de
Corpus Christi, em Fortaleza. O cortejo teve início no final da tarde,
após a missa celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio
Aparecido Tosi, na Paróquia de São Benedito, no Centro, e seguiu até a
Catedral Metropolitana, onde aconteceu a benção e uma missa.A dona de casa Maria Magali, 64 anos, foi à missa acompanhada do marido Nivaldo Fonseca. Morando em Brasília há vários anos, os cearenses aproveitaram a estadia em Fortaleza para participar da procissão. “Esse é um dos momentos mais importantes da nossa religião, que é quando Jesus se faz presente na hóstia. A gente costuma participar todos os anos da procissão em Brasília, mas neste ano, coincidiu de estarmos em Fortaleza”, falou.
Pelas ruas da cidade, os fiéis louvavam, cantavam hinos e faziam orações. Alguns aproveitaram para fazer pedidos, e outros, para agradecer às graças alcançadas. “Há mais ou menos dez anos, participei desta celebração nesta mesma paróquia. Eu estava passando por um período muito conturbado e pedi ajuda ao Santíssimo, que me consolou e ajudou a passar por este momento com fé e força. Desde então, todos os anos eu participo das celebrações e confecções do tapete como forma de agradecimento”, comentou a aposentada Maria Rosilene, 60 anos.
Celebrações
A celebração dos católicos ao corpo e sangue de Jesus movimentou diversas paróquias da Capital. Na Catedral Metropolitana de Fortaleza foram celebradas missas às 10, 12 horas e 18h30. Na Igreja de Fátima aconteceram celebrações às 7, 9, 17 e 19 horas. Já na Paróquia do Cristo Rei, tiveram missas às 6h30 e 17 horas. Nela, os fiéis de pastorais confeccionaram tapetes no corredor central da igreja, para a passagem do Santíssimo Sacramento na chegada da hóstia consagrada.
Corpus Christi
A data celebra um momento católico da eucaristia. O evento lembra a caminhada do povo em busca da terra prometida. No Brasil, a festa foi instituída em 1961. O dia de Corpus Christi cai sempre após duas semanas do Dia de Pentecostes e quatro dias após o domingo da Santíssima Trindade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário