Duquinha preside sessão em Homenagem à Marinha Brasileira


Assembleia homenageia 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Representantes da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará e da Capitania dos Portos do Ceará participaram de uma homenagem aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, realizada nesta terça-feira (23/06), pela Assembleia Legislativa do Ceará, atendendo ao requerimento do deputado Manoel Duca (Pros).
O parlamentar abriu a solenidade falando sobre o confronto histórico, que aconteceu durante a Guerra do Paraguai, nas proximidades do rio Riachuelo, um dos afluentes do rio Paraná. Sob o comando do Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, a Batalha do Riachuelo foi vencida pelo Brasil, mesmo com dificuldades durante o conflito.
“Riachuelo constitui lição imorredoura para a posteridade. E hoje, ao comemorarmos essa data, uma reflexão se faz urgente e necessária, qual seja a de que devemos atentar para as circunstâncias de crise que já se fazem presentes no cenário político e econômico brasileiro, com reflexos negativos indisfarçáveis no seio de nossas Forças Armadas, tais os cortes orçamentários que afetam os projetos já definidos para sua modernização”, enfatizou Manoel Duca.
O capitão de mar e guerra Marcelo Campbell Mauad declarou que os militares evitaram, durante a Batalha do Riachuelo, que o território brasileiro fosse invadido, ressaltando que aquela região possui uma das maiores reservas de água do mundo.
Durante a solenidade, houve ainda a entrega de placas em alusão aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo ao capitão de fragata Mário Luis Machado Brandão e ao capitão de mar e guerra Marcelo Campbell Mauad.
Também participaram da solenidade o coronel Roberto Miranda, o tenente-coronel Francisco Luis de Carvalho, a segunda-tenente Marcela Torquato Nunes e o capitão de mar e guerra Antônio Carlos Sampaio Bastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário