Eita que os meninos tão danados


Cine Ceará no São Luiz, peças no TJA, música e debates no Dragão do Mar, festivais juninos e muito mais: confira a programação da Secult para o final de semana
O Ceará segue com uma vasta e acessível programação cultural neste final de semana. São festas juninas com apresentações de quadrilhas, o Cine Ceará que retorna ao São Luiz, apresentações teatrais no Theatro José de Alencar (que completou 105 anos, nesta quarta-feira, 17/6). E ainda tem chorinho, no Pôr do Som, o III Seminário de Produção Cultural, além da 3ª edição do projeto “Duetos”, que conta com os shows de Isabella Taviani e Lupe Duailibe, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Toda a programação será sediada por equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará e pode ser conferida na integra, no site www.secult.ce.gov.br. A grande maioria das atrações tem entrada franca.
Festivais regionais: Ceará Junino
Época de arrasta-pé, comida regional e muita diversão. A sexta-feira, 19/6, em Fortaleza, estará mais colorida a partir das 21h30, quando começam os Festivais Regionais de Quadrilha, no Bairro Pan Americano. Durante os dias 17 e 18/06, quem recebeu as quadrilhas juninas foi o Bairro Jardim América. No Vale do Acaraú, o Festival de Sobral segue a todo vapor nos dias 18 e 19/6, quinta e sexta-feira.
Cine Ceará: filmes cearenses, nacionais e ibero-americanos
Com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e de volta ao Cineteatro São Luiz, começou nesta quinta-feira, 18/6, o 25o. Cine Ceará. Um reencontro histórico. O festival segue por uma semana, até o dia 24/6, próxima quarta-feira. Neste ano, o Festival Ibero-Americano de Cinema comemora o jubileu de prata, reafirmando sua vocação de mais tradicional evento cultural do estado, realizado ininterruptamente desde 1991. São 25 anos atuando diretamente no fazer cultural do Ceará, instigando a produção local e proporcionando um valioso intercâmbio entre realizadores, produtores e a indústria do cinema no Brasil e outros países, em especial os latino-americanos e ibéricos.
Filmes locais, nacionais e ibero-americanos serão exibidos ao longo de uma semana, no Cineteatro São Luiz, que sediou o Festival de 1995 a 2010. Depois de fechado para reforma e restauro, foi reaberto pelo Governo do Estado do Ceará, com qualidade técnica de ponta, como um dos mais belos e mais avançados equipamentos culturais do Brasil, capaz de receber, além das exibições de filmes, espetáculos de dança, teatro, música, humor, performance, entre outras linguagens. Confira a programação: http://www.cineceara.com
+ Cinema, dança e exposição no Centro Cultural Bom Jardim
Na sexta-feira, dia 19/6, segue em cartaz no Centro Cultural Bom Jardim, às 19h, o espetáculo Camille Claudel. No sábado, o equipamento da Secretaria da Cultura leva o cinema à comunidade, com a exibição do filme “Hotel Transilvânia”, às 16h. Já no domingo, dia 21, a criançada é quem manda, a partir das 16h, com o Cineclube Bom Jardim, que exibirá o filme infantil “Tá Chovendo Hambúrguer 2”, e com a atividade Lagarta Pintada, que envolve contação de histórias e pinturas. No turno da noite, às 19h, a turma do Bom Jardim poderá conferir ainda o espetáculo “Último Ensaio” e a exposição “Ciclos Reciclando Conceitos”.
Dragão: música e seminário sobre produção cultural
Nestas quinta e sexta-feira, dias 18 e 19/6, às 20h, o público terá a oportunidade de conferir o espetáculo “Prometemos Não Chorar – Um musical de Classe”, que chega ao Centro Dragão do Mar. Serão os dias também de realização do III Seminário de Produção Cultural, a partir das 18h, a atividade que conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, trará um Panorama e Perspectivas da Produção Cultural no Ceará, marcando a conclusão das atividades da primeira turma formada pelo Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais, iniciativa pioneira de contribuição à formação profissional para este setor no Ceará. Reunindo grandes nomes locais e nacionais, o seminário debaterá a qualificação, a regulamentação e a organização da profissão de produtor cultural em nosso Estado. As inscrições são gratuitas e já estão abertas
Música para corpo e alma
No sábado, dia 20/6, às 17h será realizado no Centro Dragão do Mar o Pôr do Som, com apresentação do Grupo de Choro da Uece. Única oportunidade de conferir o projeto Duetos, com os shows de Isabella Taviani e Lupe Duailibe. Também no sábado e domingo, dias 20 e 21/6, às 19h, quem preferir ir ao teatro poderá conferir a peça “Os Cavaleiros”, do Grupo Alumiar Cenas & Cirandas, e se gostar de cinema, segue em cartaz o Festival de Cinema Francês.
Últimas semanas em cartaz
O museu do Ceará recebe até o final de junho a exposição Memórias Plurais. A atividade é gratuita e pode ser conferida de terça a sábado, das 9h às 17h. Outras exposições seguem em cartaz até 1º de agosto, nos equipamentos da Secretaria de Cultura, como é o caso da Mostra da Gravura Brasileira, e da exposição “Versus”, do artista Franklin Stein, que teve sua abertura no sábado, 13/6, no Sobrado Dr. José Lourenço. As atividades podem ser conferidas de terça a sexta, 9h às 18h e aos sábados de 9h às 17h, com acesso gratuito.
Theatro José de Alencar
No domingo, 21/6, o Theatro José de Alencar traz na programação o espetáculo “Obrigado Senhores”, uma Homenagem a Maria Bethânia, em apresentação às 16h, e na sequência, o Grupo Imagens, sobe ao palco com o “O Abajur Lilás - 6 anos”, retratando o período da ditadura militar no Brasil.
A programação completa pode ser conferida no site www.secult.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário