CSN construirá porto na região do Pecém
Um
porto privado vai ser construído ao lado do Porto do Pecém pela
Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), para ajudar no escoamento da
produção para outras localidades, tanto em território nacional, quanto
no exterior. A confirmação é do diretor da entidade, Pedro Brito, que
chegou de São Paulo para passar o feriadão de Corpus Christi com a
família e amigos, na capital cearense. Trata-se de outra grande
oportunidade de geração de postos de trabalho e renda numa das regiões
que mais se desenvolve no Estado do Ceará.No desembarque, ele informou que a obra vai custar cerca de R$ 1,2 bilhão, em duas fases, com a utilização de verbas privadas, acrescentando que o projeto já está sendo desenvolvido e que a fase construtiva poderá começar no início do próximo ano. Salientou, ainda, que a companhia está trabalhando, neste momento, a parte de licenciamento ambiental para que a liberação da obra aconteça sem qualquer problema, a fim de que não exista a possibilidade de haver interrupção.
Em continente
Pedro Brito disse que, no primeiro momento, será edificada a parte em continente, usando a infraestrutura já existente em mar, da unidade portuária do Pecém e, dentro de três anos, realizar os trabalhos na parte oceânica. “Vamos construir a parte de terra desse porto privado e utilizaremos as instalações que o Porto do Pecém já possui, que é a parte do mar, como o cais, as pontes, dentre outras, inclusive o berço de atracação”. Conforme ele, a previsão é inaugurar essa obra em 2018 para, logo em seguida, começar o trabalho propriamente dito de construir o porto.
Embora observando que a construção da Ferrovia Transnordestina está sob a responsabilidade do ex-ministro Ciro Gomes, disse que ele está tocando a obra de maneira célere e que os investimentos estão sendo realizados à altura das necessidades. Acrescenta que esta obra, no momento, continua a todo vapor, com cinco mil pessoas trabalhando. Lembrou, ainda, que o trecho da ferrovia, em território cearense, está bastante adiantando.
Isso, segundo ele, para se conectar com o porto privado da CSN, que vai ser construído no Pecém. Brito também falou sobre a transposição das águas do Rio São Francisco. Lembrou que ela está sendo dirigida pelo Ministério da Integração Nacional, mas observou que, segundo chegou ao seu conhecimento, ela também está sendo tocada com normalidade, porque é uma das prioridades do Governo Federal. (Com informações de Tarcísio Colares)
Nenhum comentário:
Postar um comentário