Projeto de O Estado recebe homenagem
A
Comissão de Políticas Públicas Sobre Drogas da OAB-CE realiza amanhã,
às 9 horas, na Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), seminário sobre a
prevenção ao uso de drogas. Na ocasião, a diretora institucional do
jornal O Estado, Solange Palhano, receberá homenagem pelo projeto “Amor à
Vida, Crack Não”.O projeto “Amor à Vida, Crack Não”, é desenvolvido pelo Instituto Venelouis Xavier Pereira, através do jornal O Estado, há quatro anos. A iniciativa tem o propósito de trabalhar, dentro das escolas, a prevenção ao uso de drogas por meio de palestras com psicólogos, distribuição de cartilhas informativas e depoimento do ex-dependente químico, Jorge Damasceno.
A primeira parte do projeto teve início em 2011, com a publicação de vários artigos abordando o tema, no jornal O Estado. Todos foram escritos por profissionais envolvidos na causa, como educadores, psiquiatras, psicólogos, delegados e ex-dependentes químicos. Na segunda etapa, foram distribuídos, também no jornal O Estado, cinco fascículos produzidos pela psicóloga Sabrina Matos: “A Droga e Seus Efeitos”, “O Estado e as Drogas”, “A Família, Educação e as Drogas” e “A Droga e os Tratamentos”.
Na terceira parte, que começou em 2013 e desde então vem sendo desenvolvida, a psicóloga Marília Barreira e a psicanalista e presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas, Rossana Brasil, junto ao ex-dependente, Jorge Damasceno, promovem palestras preventivas nas escolas municipais, estaduais e particulares.
“Me sinto orgulhosa com essa homenagem. Nosso trabalho, tanto meu como da presidente da Comissão, Rossana Brasil, é muito árduo. É uma luta inglória ao estarmos fazendo nosso papel que é de prevenção. A droga é um novo genocídio, que destrói não só a juventude, mas pessoas de todas as idades”, destacou Solange Palhano.
Preocupação
A diretora institucional de O Estado também apontou sua preocupação com as crianças que ingressam na droga cada vez mais cedo, indiferente de classe social. “Em todas as escolas, a droga, hoje, está presente, por isso é importante que abram as portas para discutir sobre esse tema, prevenir o uso. Assim como os pais devem estar atentos com quem seus filhos andam”, disse.
Solange Palhano contou, ainda, que recentemente recebeu a denúncia de que uma conhecida escola particular de Fortaleza teria aluno vendendo LSD dentro do estabelecimento, o que a preocupa. “Nosso trabalho de prevenção nas escolas é seríssimo, muito digno. A imprensa, as associações de classes e empresas precisam se unir nesse combate às drogas. Acho absurdo, a proposta de querer legalizar a maconha. A maioria das pessoas começa com a maconha e depois passa a utilizar outras substâncias. Então, os pais também têm que se unir nessa causa e não deixar que o uso da erva seja livre no Brasil”, afirmou.
Também serão homenageadas outras personalidades que se destacam no trabalho de prevenção às drogas: o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro; Luís Eduardo Girão; Isabel Porto; Sérgio Harfouche; Juliana Sena; Daniel Oliveira; Nelson Hoss; e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho, que foi o primeiro município do Ceará a desenvolver projeto de prevenção das drogas nas escolas.
O seminário será aberto ao público, e terá palestras sobre essa temática com o psiquiatra Fábio de Sousa e o ex-dependente químico em recuperação, Jorge Damasceno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário