Os binários de RC15



Prefeitura de Fortaleza entrega requalificação do Binário do bairro Montese

A Prefeitura de Fortaleza entregou à população, neste sábado (20/06), o projeto de requalificação do Binário do Montese (Alberto Magno/Prof. Gomes de Matos) e reordenamento de circulação viária do entorno. O bairro faz a ligação entre o centro e o sul de Fortaleza.

O Binário do Montese integra o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), contemplando a requalificação do pavimento, implantação de ciclofaixas nas vias principais, renovação da sinalização horizontal e vertical, plantio de 731 árvores nativas e ornamentais, revitalização dos pontos de parada e instalação de nova iluminação.

Segundo o prefeito Roberto Cláudio, este corredor de trânsito é uma das principais vias comerciais da cidade. “Ele tem o uso misto do solo, com muitas residências e atividades comerciais intensas no mesmo quadrilátero. Por essa razão, essa área era um entroncamento de trânsito complicado para ambas as vias. Essa é a primeira fase a intervenção”. Ele explicou que na segunda fase do projeto serão implantadas lixeiras ao longo das vias e o sistema de bicicletas compartilhadas no bairro, o Bibicletar. “Queremos dar efetivamente mais qualidade às vias, às atividades comerciais e a quem reside aqui neste bairro histórico e tão importante para Fortaleza”, disse.

Ele explicou que serão entregues ainda seis binários até o fim da gestão. Em julho será apresentado o cronograma de obras do Binário Costa Mendes/Gustavo Braga, começando as obras do dia 7 do mês. Outro Binário é o da Parangaba, que deverá ser iniciado entre agosto e setembro. “Essa é uma intervenção de múltiplos fins, que vão para além da mobilidade. Essa é uma intervenção urbanística para os bairros, qualificando também todas as vias perpendiculares e equipamentos do entorno do Binário”, apontou.

Na Rua Alberto Magno trafegam, diariamente, quase 21 mil veículos e 13 linhas de ônibus foi inteiramente sinalizada com duas faixas de tráfego misto e uma ciclofaixa. Já na Avenida Professor Gomes de Matos, onde passam 24 mil veículos por dia e 11 linhas de transporte público, terá também uma faixa exclusiva de ônibus, para reduzir o tempo de viagem de cerca de 66 mil passageiros. As ciclofaixas implantadas nas vias somam 4,2 km, do trecho que vai da Rua Romeu Martins à Avenida Borges de Melo, seguindo o mesmo sentido da circulação veicular. Posteriormente, serão prolongadas até a Praça da Gentilândia, onde há uma estação do Bicicletar. 

De acordo com o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), João Pupo, o principal objetivo da intervenção é melhorar a qualidade do transporte público na cidade. “A forma mais eficaz de evitar a superlotação é priorizar o transporte público dando mais velocidade a esse sistema. Essa é grande iniciativa do Binário do Montese”, declarou.

Durante a intervenção, todas as vias perpendiculares tiveram a sinalização renovada, plantio de novas árvores, requalificação do pavimento, limpeza e renovação da iluminação pública. Foi reordenada também a circulação de 14 ruas secundárias e implantada nova configuração semafórica nas ruas Cel. Alexandrino e Romeu Martins. Além disso, 210 vagas de estacionamento rotativo foram instaladas nas vias secundárias. A Zona Azul daquela área funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e sábado, de 7h às 14h.
Para Nidovando Pinheiro, 48, comerciante do bairro há 12 anos, o Binário deve melhorar bastante o fluxo viário nas avenidas, favorecendo a passagem de pessoas pela área. “O Binário vai melhorar a mobilidade das vias, o que é um ponto muito positivo para quem trabalha ou vive aqui. Tínhamos um tráfego muito congestionado no Montese e com essa intervenção a gente já percebe que o trânsito está fluindo muito mais rápido. Também é visível a redução do congestionamento nas vias paralelas. A tendência é ficar melhor para todos os comerciantes, está muito bom”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário