Os novos no TRE

 

Presidente e vice-presidente do TRE tomam posse em cerimônia concorrida

Tomaram posse nesta sexta-feira, 12/6, o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Antônio Abelardo Benevides Morais, e a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, em cerimônia bastante concorrida e prestigiada por muitas autoridades.
A sessão solene de posse dos novos gestores para o biênio 2015/2017 aconteceu na Sala de Sessões do Tribunal do Justiça do Ceará e foi presidida pelo desembargador Francisco Sales Neto, então presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na presença dos juízes do Pleno do TRE-CE, Manoel Castelo Branco Camurça, Francisco Mauro Ferreira Liberato, Ricardo Cunha Porto e Joriza Magalhães Pinheiro.
Compuseram a mesa de honra da solenidade, o governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana; o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, deputado José Albuquerque; a presidente do TJ-CE, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale; os senadores Tasso Jereissati, representando o presidente do Senado Federal, e Eunício Oliveira; os ministros do Superior Tribunal de Justiça, Napoleão Nunes Maia Filho e Raul Araújo Filho; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, João Salmito Filho; o desembargador federal Roberto Machado, representando o presidente do TRF-5ª Região; o presidente do TRT-7ª Região, desembargador, Francisco Tarcísio Guedes Lima; e o procurador regional eleitoral, Marcelo Mesquita Monte.
Após a composição da mesa oficial, o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes prestou compromisso como presidente do TRE-CE, passando a presidir a mesa. Em continuidade à sessão solene, foi a vez da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira firmar compromisso como vice-presidente do TRE e corregedora regional eleitoral.
Representando o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, a juíza Joriza Magalhães Pinheiro saudou os novos dirigentes do TRE-CE. "Julgamos que esta cerimônia, mais do que a celebração de um ritual que se renova desde 1932, constitui um símbolo da continuidade e perenidade desta Corte Eleitoral, concebida para assegurar a regularidade e a lisura do processo eleitoral", destacou a juíza.
A juíza Joriza Magalhães enalteceu as qualidades dos novos dirigentes. Em relação ao desembargador Abelardo Benevides, afirmou ser "um homem simples e íntegro, que jamais se deixou seduzir pelo burburinho em torno do seu nome, nem se entregou a paixões irrisórias como a riqueza, a glória, o luxo ou o poder. Preparado intelectualmente, procura, com estudos incessantes, desenvolver-se sem parar, de forma que o seu saber está sempre a acompanhar o tempo".
A juíza também saudou a nova vice-presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro, "magistrada justa, que por toda uma vida tem colocado a sua força de trabalho a serviço do Direito e dos direitos. É detentora de espírito firme, mas também de um coração cheio de sensibilidade. Habilidosa na arte da conciliação, é possuidora de forte compromisso com a paz social...Compassiva, não abole a falta, mas o rancor".
Emoção
Por fim, o novo presidente do TRE do Ceará, desembargador Abelardo Benevides Moraes, proferiu o seu discurso de posse, marcado pela emoção e também pelo relato dos inúmeros desafios que terá à frente da Justiça Eleitoral do Ceará.
A emoção ficou por conta da homenagem a amigos e familiares. Ao pai, que de acordo com suas palavras "já se encontra do outro lado da cortina, pessoa que mais me influenciou e com quem mais aprendi". E prosseguiu: "À minha mãe, aqui presente fisicamente, que continua a me ensinar, com mais intensidade, agora que voltamos a morar sob o mesmo teto. À minha mulher, companheira desde a adolescência, pessoa íntegra e guerreira, que jamais me deixou sozinho. A meus amados filhos, amigos e companheiros que têm me dado tantas alegrias. Às minhas noras, filhas que a vida me deu. E ao candanguinho Murilo, o neto que está me fazendo criança novamente".
O desembargador Abelardo Benevides Moraes destacou a identificação biométrica do eleitor como uma das suas mais importantes metas. "Para a sua consecução, tenho a certeza que contarei com o qualificado quadro de servidores deste Tribunal, com o trabalho de juízes e promotores de Justiça, como também com o apoio do Governo do Estado do Ceará, na pessoa do senhor governador Camilo Santana – com quem já venho dialogando – e de outros gestores públicos e privados".
O desembargador ainda listou outras prioridades, como o rezoneamento, a melhoria no acesso aos locais de votação, a melhor utilização da tecnologia para facilitar a justificativa do voto e o pagamento de multas, além de "dedicar especial atenção ao prosseguimento da construção da nova sede do TRE". Ele também destacou que "a qualidade dos servidores públicos desta Corte impõe ao gestor comprometido a tomada de medidas que garantam a sua constante qualificação e ainda lhes assegure que o provimento dos cargos comissionados se fará pelo mérito". E concluiu: "Sei que a tarefa que hoje assumo não é das mais fáceis, mas tenho o conforto de contar com o apoio da desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, magistrada comprometida com a Justiça e que na condução da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, saberá utilizar sua vasta experiência profissional, amealhada ao longo de anos de muita dedicação ao Poder Judiciário, para enfrentar mais este desafio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário