Prefeitos vão a Cunha e Renan

Presidentes do Senado e da Câmara se reunirão com prefeitos da FNP
Mais de 40 prefeitos, sendo 13 de capitais, já confirmaram presença na reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com os presidentes do Senado Federal, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. O encontro, marcado a convite do Congresso, tem a finalidade de promover o debate sobre o pacto federativo e o desenvolvimento regional e foi articulado na visita do presidente da FNP, Marcio Lacerda, Prefeito de Belo Horizonte (MG), ao presidente do Senado, no dia 7 de maio.
Na audiência, os prefeitos pretendem tratar de assuntos prioritários para os municípios e que estão em trâmite no Congresso Nacional. Além do pacto federativo, os governantes locais também buscam apoio para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 172/2012, que determina que a União não transfira nenhum encargo ou prestação de serviços aos estados e aos municípios sem a previsão de repasses financeiros necessários ao seu custeio.As reivindicações municipais são pertinentes, conforme aponta o levantamento do anuário Multi Cidades - Finanças dos Municípios do Brasil, Ano 10. Segundo dados da publicação da FNP, entre os anos de 2000 e 2013, os municípios aumentaram a sua fatia na receita disponível de 17,93% para 18,41%. As despesas dos municípios, entretanto, passaram de 7,91% para 13,72% do total dos entes federados. Ou seja, enquanto a receita do conjunto dos municípios cresceu meio ponto percentual, as despe sas municipais aumentaram 5,8 pontos, agravando o desequilíbrio.
SERVIÇO:
Reunião dos prefeitos e prefeitas da FNP com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha
17 de junho (quarta-feira), às 11h
Salão Negro do Congresso Nacional
Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário