Press release do Governo do Ceará


São João termina com 132 pessoas presas e 45 adolescentes apreendidos no CE
O Ministério da Justiça deu início, à 0h de quarta-feira (10), em todo o Nordeste, à Operação Brasil Integrado – São João Seguro. Foram cumpridos mandados de prisões por diversos crimes, assim como patrulhamentos táticos e barreiras policiais em pontos estratégicos para inibir e reprimir delitos, como homicídio, porte ilegal de armas e explosivos, roubo e tráfico de drogas. A ação fortaleceu a integração entre as forças de segurança pública e intensificou o enfrentamento conjunto ao crime e à violência no período que antecede os festejos juninos.
Foram montados, no Ceará, 98 bloqueios policiais e patrulhamentos terrestres, para os quais foram designados 1.438 agentes das forças de segurança federais e estaduais.  Fizeram parte da Operação a Polícia Civil do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército Brasileiro, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Guarda Municipal de Fortaleza, Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).
No total, foram realizadas abordagens a 4.799 pessoas e revistas de 3.451 veículos, dentre carros, motos, ônibus e caminhões, em todo o Estado. Foram realizadas dez fiscalizações em edificações. Durante a operação, foram apreendidos 44 veí­culos irregulares, além de 26 armas de fogo e munições.

No total, 132 pessoas foram presas e 45 adolescentes apreendidos. Em relação às drogas, foram apreendidos 42,6kg de maconha, 2,3kg de cocaína e 532g de crack. Foram realizadas 121 abordagens a bagagens no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Cerca de 1.022 veículos foram fiscalizados por radar por alta velocidade e 81 multas foram aplicadas pelo BPRE.
Operação Nômade VII
Como parte da xOperação Brasil Integrado – São João Seguro, foi desencadeado pela sétima vez no Estado e segunda vez no interior, na manhã da quarta (9), uma ofensiva da Operação Nômade VII em Sobral, Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). No total, 11 pessoas foram presas e apreendidos R$ 72 mil, além de maconha, crack, dois revólveres calibres 32 e 38 e munições.
Cerca de 490 profissionais da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) estiveram envolvidos na ofensiva deflagrada nessa quarta.

Balanço geral - Mandados Coletivos
O ciclo de operações integradas e de repressão qualificada envolvendo as vinculadas da SSPDS/CE, o Ministério Público e o Poder Judiciário, denominada Operação Nômade, teve início em junho de 2014, quando, de forma inédita, foi realizado mandado de busca e apreensão coletivo no Estado do Ceará.
Até agora, 2.283 casas foram vistoriadas, 41 pessoas foram presas, além de seis adolescentes apreendidos. Nas sete operações, a Polícia apreendeu, ainda, 16 armas de fogo, munições e acessórios de uso proibido ou restrito, quatro motos, um carro, coletes balísticos, balanças de precisão, crack, cocaína e maconha.
A Operação Nômade deve ser direcionada a outras localidades, conforme levantamento da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS e a mancha da criminalidade do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário