PAtrimonio Imaterial


Audiência Pública discute projeto de salvaguarda
de manifestações culturais 
 
Nesta quinta-feira (21/03), a partir das 14 horas, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza audiência pública para discutir o projeto de lei, de autoria do vereador Guilherme Sampaio, que cria a salvaguarda ao patrimônio imaterial de Fortaleza. 
O objetivo do projeto é oferecer mecanismos formais, ao Executivo, de proteção e difusão do maracatu, festa de São Pedro dos pescadores, rodas de capoeira, teatro de bonecos do Nordeste e ofício das baianas. Estarão presentes à atividades representantes destas expressões da cultura popular e entidades de defesa do patrimônio cultural. 
A matéria também prevê formas de o poder público implementar ações que visem garantir a identificação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização,  a transmissão e a revitalização dos bens que constituem seu patrimônio imaterial, bem como daqueles que, registrados em âmbito estadual ou nacional, são portadores de sentido histórico e relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade atual. 
"A salvaguarda do Patrimônio Imaterial se constitui um conjunto de medidas que reforçam a proteção advinda do registro, com o objetivo de integrar o patrimônio imaterial à vida das comunidades locais, produzindo conhecimento e informações sobre o mesmo e inserindo-o no rol de atrações turísticas da cidade", resume o proponente. "Não adianta registrar estes patrimônios se não há uma ação permanente de manutenção e difusão destas expressões", conclui Guilherme. 

Serviço: 
Audiência Pública Projeto de Salvaguarda Manifestações Culturais 
Dia 21/03
14 horas 
Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza 
Rua Thompson Bulcão, 830. 
Informações: 3444 8372
Aberto ao público
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário