Educação

 

Com presença da governadora Izolda Cela, posse do reitor da Urca como presidente da Abruem é marcada por defesa da educação pública

Após 22 anos, Ceará volta a ter representante à frente de uma das entidades mais importantes do Ensino Superior do Brasil e da América Latina


Em solenidade histórica, o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco do Ó de Lima Júnior, tomou posse, na noite desta sexta-feira (9), como presidente Associação Brasileira de Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) para o biênio 2022-2024. A posse ocorreu no Campus Pimenta da Urca, no Crato, com a presença da governadora Izolda Cela, de reitores de universidades do País e outras autoridades.

A governadora destacou o simbolismo da posse para a educação pública cearense, que vem implementando a expansão de suas universidades estaduais. "O Ceará é um estado valente e resiliente que tem trabalhado, com parcerias, para enfrentar desafios. Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado para garantir a melhoria da educação pública. Nós temos um esforço de construção permanente que vai desde a educação básica até o ensino superior. Uma das linhas de comprometimento é fazer que a universidade seja mais acessível para quem está no interior, para a juventude que tem seus projetos de vida. Na universidade, temos um ambiente de oportunidades e saberes. Oportunidade qualificada é um dos pilares de sustentação para a sociedade que desejamos", defendeu a governadora Izolda Cela.

O Ceará não elegia um representante para a Abruem desde o professor Manassés Claudino, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), há 22 anos.  A eleição do reitor Lima Júnior aconteceu em maio deste ano, por unanimidade, durante o 67º Fórum da Associação, realizado em Maceió.

Lima Júnior destacou o sentimento de presidir uma das mais importantes entidades do Ensino Superior do Brasil e da América Latina. "É uma felicidade. Na história dos 30 anos da Abruem, essa é apenas a segunda vez que a posse acontece fora da sede da entidade, em Brasília. Isso tem o sentido da descentralização da Abruem, mas também de reconhecimento ao trabalho coletivo construído com o apoio do Governo do Ceará. É momento de abraço para a nossa comunidade acadêmica, de alunos, professores e servidores que trabalham pela qualidade do Ensino Superior cearense. Vamos fortalecer esse legado e pensar no diálogo sobre as necessidades do nosso Sistema Abruem para o Ceará, Nordeste e o Brasil", pontuou Lima Júnior.

A Abruem, criada em 1991, está presente em 22 estados e no Distrito Federal, por meio de 47 instituições associadas. A entidade contribui para aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre os eixos Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Além de Lima Júnior, também foi eleito para a diretoria da Abruem, o reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Odilon Máximo de Morais (vice-presidente), que é cearense natural de Várzea Alegre. O Conselho Deliberativo, que também tomou posse, é formado pelas reitoras Célia Regina Diniz (UEPB), Juliene Resende Cunha (Unifimes) e Cicília Maia (UERN). Já os reitores Marco Aurélio Ferreira (Unifae), Lavínia Rosa Rodrigues (UEMG) e Clay Anderson Nunes Chagas (UEPA) integram o Conselho Fiscal da chapa eleita.

Carlos Décimo, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), avaliou que a posse do reitor Lima Júnior é um reconhecimento ao trabalho e investimento feitos no Ceará para ampliar o acesso à educação. "O reitor Lima Júnior, com sua liderança, é merecedor de presidir uma entidade que congrega os nossos reitores e também fórmula as políticas públicas para as nossas universidades. Isso é o coroamento do trabalho que vem sendo feito, com destaque para a maior expansão, interiorização e democratização das nossas universidades estaduais. Educação mais perto de quem precisa. Eu, por exemplo, sou filho de um agricultor e uma costureira, e a educação salvou minha vida", disse, em tom emocionado.


Expansão do ensino superior no Ceará

A expansão do ensino superior estadual é uma estratégia do Governo do Ceará, conduzida por meio da Secitece, que está sendo implementada nas três universidades estaduais: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e Urca.

No total, a expansão vai aumentar em 44% a presença do ensino superior estadual no âmbito dos municípios cearenses, com sete campi, novos cursos para cinco campi já existentes e quase 700 vagas em concursos para professores dessas instituições. Na Urca, por exemplo, já são três novos cursos e um novo campus em funcionamento.


Presentes

Também compareceram à solenidade, Rodrigo Zanin, ex-presidente da Abruem e reitor da Universidade do Estado do Mato Grosso; Nara Lúcia Perondi, reitora da Universidade de Taubaté; Izabelle Mont'Alverne, reitora da UVA; Ricardo Ness, reitor da Universidade Federal do Cariri; Francisco Carvalho de Arruda Coelho, vice-reitor da UVA; Carlos Kleber Oliveira, vice-reitor da Urca; Valdir Ferreira, diretor nacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Eliana Estrela, secretária da Educação do Ceará; e André Barreto, vice-prefeito do Crato, representando o prefeito Zé Ailton Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário