O candidato ao Governo do Estado Elmano de Freitas (PT) mostrou crescimento nas pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta quinta-feira (22). O cenário, mostrado pelos institutos Ipec (antigo Ibope) e Ipespe, ambos divulgados no mesmo dia, aponta que o petista avançou na preferência do eleitorado – consolidando uma perspectiva de ida ao segundo turno – enquanto o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) se manteve estagnado ou caiu, ficando assim na terceira posição.
O candidato que conseguir a segunda maior quantidade de votos na votação do primeiro turno, que acontece no próximo dia 2 – daqui a nove dias – deve ir ao segundo turno com Capitão Wagner (União Brasil), que tem sido indicado como líder na maioria dos levantamentos. Com isso, no decorrer das últimas semanas, a disputa principal nas campanhas vinha se firmando entre petistas e pedetistas, em busca da vaga restante no segundo turno.
No Ipec, Elmano aparece com 30%, enquanto Wagner tem 29%, o que significa que estão tecnicamente empatados, levando em conta a margem de erro. RC, por sua vez, tem 22%, apenas um ponto percentual a mais do que o registrado na última versão do levantamento, divulgada no último dia 9. Os outros dois postulantes registraram movimentos acima da margem de erro: Elmano subiu oito pontos, enquanto Wagner caiu seis. Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU) têm 1% cada, enquanto Serley Leal (UP) não pontuou. Brancos e nulos somam 9%, enquanto 8% não sabem ou não responderam.
Já no Ipespe, Wagner apresentou crescimento, mas dentro da margem de erro, indo de 36% para 37%. Elmano cresceu acima da margem, avançando cinco pontos e chegando a 28%, enquanto Roberto Cláudio caiu três pontos, dentro da margem, chegando a 19% das intenções de voto. Chico Malta tem um ponto percentual e os demais candidatos não pontuaram, enquanto brancos e nulos são 8% e outros 8% não sabem ou não responderam.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, que é aquela em que não se diz ao entrevistado a lista do candidatos antes de ele dar a resposta, o Ipec mostra que Elmano aparece com 24%, Wagner com 20% e RC com 13%, enquanto Chico Malta teve 1% das menções e outros nomes citados somam 1% das respostas. Além disso, brancos e nulos são 7% e 34% disseram não saber ou não opinaram.
Já no Ipespe, Wagner lidera também na espontânea, com 27% das menções, frente a 21% de Elmano e 11% de RC. Zé Batista, Chico Malta e Serley Leal não pontuaram na espontânea, enquanto brancos e nulos somam 3% e outros 37% não sabem ou não responderam.
2º turno
No Ipec, as projeções de segundo turno apontam um fortalecimento consistente de Elmano, frente ao levantamento anterior, e uma queda de Wagner nas projeções contra os dois adversários. Na projeção entre o petista e o candidato do União Brasil, Elmano e Wagner têm respectivamente 47% e 35% (frente aos 38% e 44% da pesquisa anterior), portanto acima da margem de erro. RC, que antes aparecia empatado tecnicamente com o Capitão, agora teria 43% dos votos frente a 35% do adversário, também acima da margem. Já quando a disputa é entre Elmano e RC, o petista subiu de 35% para 40%, enquanto o pedetista foi de 38% para 34%.
No Ipespe, as mudanças foram menos bruscas: na projeção Wagner vs Elmano, o Capitão segue com 46% (mesmo resultado da divulgação anterior) e Elmano subiu dois pontos e chegou a 42%, estando os dois, portanto, tecnicamente empatados na projeção. Em Wagner vs RC, o movimento registrado foi o contrário ao divulgado pelo Ipec: Wagner cresceu 3 pontos e chegou a 45%, enquanto RC caiu 2 ficou com 39% – a diferença entre os dois no limite da margem. Por fim, Roberto Cláudio e Elmano seguem em disputa apertada, com 37% para o petista e 36% para o pedetista (frente a 36% e 38%, respectivamente, no levantamento anterior).
Registros
O levantamento do Ipec Inteligência, encomendado pela TV Verdes Mares, foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-02694/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) no número CE-03914/2022. O estudo tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. A pesquisa ouviu 1.200 eleitores presencialmente, em 56 municípios do estado.
Já o estudo do Ipespe, encomendado pelo O POVO, está registrada junto ao TRE com o código CE-04936/2022 e junto ao TSE no código BR-05066/2022. O instituto trabalha com margem de erro de 3,2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95,45%. O levantamento entrevistou via telefone mil eleitores de todas as regiões do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário