Coluna do macário batista para o dia 03 de outubro de 2022




 



A linha reta da eleição
Tortuoso é o povo. O poeta cearense Jader de Carvalho,escreveu um dia...Na minha terra,/as estradas são tortuosas e tristes/como o destino de seu povo errante./Viajor, /se ardes em sede, /se acaso a noite te alcançou, /bate sem susto no primeiro pouso:/— terás água fresca para sua sede,/— rede cheirosa e branca para o teu sono. O poema do Jader é um grito à liberdade e um chamado à coragem de andar, sempre em busca de um amanhã melhor. Fomos ontem às urnas. As grandes expectativas eram de primeiro turno, isto é, eleitos na primeira rodada de votos, com interesses diretos no Ceará e pra presidente, no Brasil. Fomos aos votos e, uma vez contados, confirmaram que o novo senador do Ceará será o sr.Camilo Santana ex governador do Estado com uma maioria esmagadora sobre o segundo posto. Uma diferença enorme. Já para o governo, Elmano de Freitas, que na reta final chegou em grande estilo ao primeiro lugar nas pesquisas de opção de votos, acabou indo mesmo para o segundo turno com o sr.Wagner, um osso duro de roer. Aí, o candidato Roberto Claudio, aquela eleição proposta por Ciro Gomes para escolha do candidato do PDT, deu no que deu. O que as pessoas diziam que seria fácil, se Izolda Cela, a governadora fosse a candidata, virou pesadelo para o partido. Mas a contagem do 50% mais 1 para eleger o presidente no primeiro turno, ficou assim até a última hora. Não era candidato a candidato, a dúvida se teria ou não o turno extra, mas seria se os números eram brigas dos 50% mais 1, contra os 36% do primeiro adversário. Lula x Bolsonaro é diferente de Lula X 50%. E assim, o país foi pras ruas, pras urnas, pras novas decisões. Agora é lutar pela pacificação dessa polarização sem sentido. O país em regime de intensa grosseria não pode ser um exemplo pras gerações futuras nem pros que já estão na lida.E só.
A frase: "Padre de festa junina". Ficou engraçado o apelido dado ao chamdo de laranja.

Ceará deve menos que o Sudeste(Nota da foto)
O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, em agosto, das 5.540.767 micro e pequenos negócios com contas em atraso no Brasil, 16,3% eram do Nordeste, 3o. no ranking das regiões, atrás da Sudeste (53%) e Sul (16,4%), e seguida pela Centro-Oeste (9%) e Norte (5,3%). A Bahia tem 294,5 mil empresas no vermelho, oi Ceará 128,8 mil e Maranhão 81,1 mil.
Colégio eleitoral no mundo
Na última eleição presidencial, em 2018, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o número de eleitores no exterior cresceu 39%. Agora, há 697.078 pessoas aptas a votar em outros países.
Em Portugal
Lisboa se tornou a cidade com o maior colégio eleitoral fora do Brasil. 45.273 brasileiros estavam aptas a votar na capital portuguesa. O número é 113% maior do que em 2018. Foram 232 mesários no pleito.
Nada a declarar
Ivo Gomes, prefeito de Sobral, Cid Gomes, senador, ambos irmãos mais novos do candidato a presidente do Brasil, Ciro Gomes,não foram pro evento do irmão,na despedida de Sobral.Não se misturam,parece.
Público em Sobral
Uma reportagem com 3 páginas, levou a educação de Sobral à Europa. O jornal português Público, uma das publicações mais importantes daquele país,mandou seu editor de educação a Sobral e destacou o que se faz ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário