Ataque hacker a sites do Governo do Estado pede morte a Lula



(O DNA criminoso todos sabem de onde vem)

Sites do Governo do Estado do Ceará foram alvos de um ataque hacker na manhã desta segunda (12), quando todas as páginas com domínio oficial do estado foram afetadas. Os invasores fizeram uma alteração que, após o acesso dos usuários, uma mensagem era exibida pedindo a morte do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O texto ainda dizia que os votos de eleitores nordestinos deveriam ser anulados e que uma intervenção militar deveria ser implantada no Brasil. “Pela anulação de votos de todo o povo do Nordeste! Voto de Nordestino não conta. Pela intervenção militar no país! Está na hora de cortar o mal comunista pela raiz! Morte à Lula! E a todos seus comparsas! Abraço a todos os cabeçudinhos do nosso Brasil”, diz o texto. Em seguida, os sites passaram a ficar indisponíveis, porém não mais exibindo a mensagem.
Por meio de nota, a Casa Civil afirmou que autoridades policiais estão investigando o ocorrido e que a equipe de tecnologia trabalha para restabelecer o funcionamento das páginas. “O povo cearense lamenta a publicação de ameaças marcadas por xenofobia, racismo, ameaça de morte e violência política, que terão sua devida responsabilização legal”, diz o comunicado. O Governo do Estado também apontou que autoridades policiais estão investigando o caso e que equipes de Tecnologia da Informação (TI) estiveram trabalhando para que o acesso aos sistemas do governo fosse restabelecido.
Até a noite de ontem, o acesso ainda estava indisponível. Segundo a reportagem apurou, o ataque não afetou outras áreas do governo estadual: o sistema de envios de e-mail, por exemplo, funciona normalmente. Além disso, páginas ligadas ao domínio do governo cearense, mas não sob a estrutura do Governo do Estado (como o da Assembleia Legislativa do Ceará, por exemplo) não foram afetadas.
O ataque sucede um resultado eleitoral em que estados do Nordeste, na eleição nacional, foram expressivamente favoráveis a Lula, em detrimento do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Foram 69,32% dos votos válidos para o petista, enquanto 30,68% foram para o candidato do PL. Nos resultados das urnas, Bolsonaro venceu nas outras regiões, mas perdeu no Nordeste.
Ainda nesta segunda-feira, o site do Governo do Estado de Alagoas também foi alvo de ataque hacker, mas com uma mensagem que se propunha ser uma resposta ao ataque ocorrido nos sistemas cearenses: “Não se pede voto pedindo morte ao adversário, seja melhor”, diz o invasor na mensagem apresentada. “Nenhum dado foi perdido ou roubado, apenas a home alterada”, escreveu ainda. Em nota, o Governo de Alagoas apontou que a falha de segurança não foi de sites da gestão estadual, e sim do “registro.br”, que é o órgão oficial de registro de domínios nacionais. Disse ainda que nenhum sistema foi invadido, e que apenas foram mudados os endereços dos sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário