Os enredos dos analistas
Quem acompanha o processo político cearense, no Ceará, conhece bem os santos e os índios de cada aldeia. A facilidade com que se comentam os fatos e até se tenta alinhavar as andanças desse universo, pressupõe longo raciocínio e vivência nos meandros da coisa e nos porões dos acordos, conchavos, poderes, por fim; tem que ter poeira de estrada, rodagem junto aos partidos e partidários e um certo jeito de puxar cordéis pra saber onde estão as andorinhas e por onde elas voam. Uma conversa com o observador da cena, Dimas Oliveira, mostra como é dificil para o Ceará ter mais que um nome, de peso,logico, no minisério do presidente Lula da Silva. Já se falou aqui em quatro nomes ministeriáveis, ressaltando Camilo, Izolda, Guimarães e o índioWeibe.Mas teria lugar pra tanta gente, indagamos a Dimas. Como resposta assistimos sua peroração: "Os espaços são exíguos. O Ceará, por mais qualidade que tenha, terá dificuldades para impor dois Ministérios. A modulação poderia até existir se as velhas tendências do PT estivessem inteiras. A DS, por exemplo, fez vários deputados. Grupo que faz parte Luiziane. Lula terá que acomodar quadros sem força local, de outros partidos, como Randolfe. Ao deixar Gleise de fora de um Ministério, Lula deixa a senha para todo o partido de que a prioridade está em se arregimentar os apoiadores de outras agremiações. Nada é inteiramente certo e tão simples. A força de Izolda, só na aparência, é refém da dínamica Estadual. Ela está para além da expressão política do Estado. O modelo de Sobral se autonomizou, criou subjetividade. E isto é força material. Formadores de opinião, seja na imprensa nacional ou no mundo empresarial, já compreenderam que o desafio educacional tem implicações profundas na inserção do País no panorama internacional. Isso leva essa disputa- educação-para outro patamar. Marina quer presença no Ministério do Meio Ambiente sem abrir mão da influência decisiva no possível ministério da autoridade climática, e por aí vai. Helder Barbalho quer desenvolvimento regional ou outro além de influência no Banco da Amazônia. Só Lula no pedaço."
A frase: "Quando o milagre é maior que o Santo, resta à Santa Sé ficar com o dízimo". Autor desconhecido, nas redes sociais.
Dedo do Cid Gomes(Nota da foto)
Presidente cearense do PDT, André Fgueiredo, anunciou que o partido não fará oposição ao Governo de Elmano de Freitas. André puxou da algibeira a proximidade nacional PT-PDT como justificativa para a mudança de posição.
Importante é ser fevereiro
Ainda está meio que pelo meio do caminho, mas as conversas giram que em fevereiro o aeroporto de Sobral, o Luciano Arruca Coelho(LAC)será liberado pela ANAC para pousos e decolagens.
E mais...
Estariam sendo agendados voos de e para Sâo Paulo, direto de Sobral,com aviões modelo Embraer 145, um jato de médio porte, que corresponde aos A319 e A320, voados no Brasil pela Gol.Os 145 pela Azul.
A polêmica da manhã
O dia acordou ontem comum buxixo ótimo. Discute-se o nome de Janja da Silva,mulher do Lulalá para a Chefia de Gabinete da Presidência. Pode? Pode. Diabo é o posto político mais cobiçado da paróquia.Rende.
Novas eleições
O TRE-CE aprovou a Resolução nº 929/2022, que fixa a data de 5 de fevereiro de 2023 para a realização da eleição suplementar para os cargos de prefeito(a) e vice-prefeito(a) do município de Palhano.
R$ 33 milhões no projeto
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará iniciou uma obra de substituição de rede de esgoto na capital, na qual quase 28 km de tubulação serão substituídos no bairro Meireles, em Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário