Coluna do Macário batista para o dia 03 de julho de 2023

O Censo e o FPM
O Fundo de Participação dos Municípios, o famoso FPM, um dinheiro que a União repassa com base em quesitos como, por exemplo, o número de habitantes e a qualificação técnica que eles mesmos fazem, já deu um bode danado, quando apareceram os primeiros números desse senso que está aí, agora exposto. Pois muito bem; naquele primeiro momento reverteram, s Justiça entrou em campo e reverteu as broncas. Agora, é oficial e o Senso diz que pau é pau, pedra é pedra. Ou, como diz o Falcão, nosso bardo, menino é menino, homem é homem e..baitola é baitola. Então, fomos catar coquinhos e encontramos caquinhos. A Aprece, nossa valorosa Associação de Prefeitos do Ceará, já ajuizou contra a perca de habitantes, de maneira gritante e irracional de habitantes em diversos municípios. Dou um exemplo:No município de Icó, centro-sul do Ceará, teve acrescido ao longo dos canais de irrigação do Projeto do DNOCS, habitações cheias de gente. A cidade cresceu, o comércio cresceu, os bancos abriram agências, empresas nacionais se instalaram lá, com base em pesquisas qualitativas e quantitativas e, tomou um susto; tinha quase 70 mil habitantes Contaram agora, deu pouco mais de 63 mil. Icó foi à Justiça. Vai brigar. Vao puxar faca porque não pode aceitar a diminuição do repasse do FPM, por conta de uma contagem que se sabe foi prejudicada pelo governo federal passado, cujo desempenho foi desastroso com a formatação do Senso, sem dinheiro, sem gente, sem dados corretos para dizer que o Brasil tem apenas 203 milhões de habitantes. Tem uma coisa errada ai, o que vai dar dor em cabeça de alfinete.
A frase: “...fica no entorno, ao redor...” Ouvi no jornal na manhã, numa dessas TVs. Tipo: ...sobre a respeito...

Descarte, entre aspas (Nota da foto)
Dando como certo o grampo de oito anos sem candidatura de Bolsonaro, André Figueiredo,à frente do PDT nacional, autor da denúncia e do pedido de inelegibilidade do moço, foi ao meio fio. Cutucado sobe se o partido teria Ciro outra vez candidato, André lembrou que Ciro já se disse fora e que o partido, fazendo parte de uma federação teria dois caminhos; Lula em novo mandato,fora este,a que chamou de transição e outro, indicado por parceiro.
Fizeram festa
Não foi à altura do evento. Comemoraram 70 anos da Expocrato. Não teve briga política nem discurso zangado, como era comum ocorrer. Era festa.
Candidaturas
Carros na frente dos bois, daqui pra frente será comum. Firmo Camurça es4tá na Assembleia do Ceará mas já tem o nome lançado a prefeito de Pacatuba.
Eita!
Roberto Pessoa poderá desembarcar no PT a qualquer hora.Leva a filha e a famillia. Os encantos do poder são cantos de sereia. Ou seria efeito Acilon?
Meu líder
Tem direito a foto e sorrisos, a frase de Victor Valim, prefeito de Caucaia,olhando nos olhos de Zé Dirceu. Puro encantamento.
Comemoração
Deputado do PDT de Sarto comemorou em plenário com discurso inflamado a 28ª.creche de tempo integral inaugurada pelo prefeito da capital.
Puxando cobra pros pés
Deputada estadual Larissa Gaspar vai ao meio fio defender o PT, atacado por opositores. E esfregou nos colegas, lá dela, os “crimes” de Bolsonaro.
E o combustível, hein?
Subiu de novo. Ferro. Só no da gente, sem dó nem piedade. Alguns com areia, pra fazer lixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário