Élcio, Sarto e RC se articulam em investida contra Elmano


O grupo político capitaneado pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) vem intensificando, nos últimos dias, as críticas e cobranças direcionadas à administração estadual, gerida por Elmano de Freitas (PT). A postura, com anúncios e declarações também do atual prefeito José Sarto (PDT) e do vice-prefeito Élcio Batista (PSDB), tem como pano de fundo movimentações para as disputas eleitorais de 2024.
Nesta quinta-feira (27), o vice-prefeito disse que o governo estadual “não está interessado em resolver problemas”, e sim em “viajar, fazer outras coisas”. Élcio, que também preside o PSDB no Ceará, ainda comenta que a administração do petista tem deixado obras paradas em Fortaleza, segundo ele contrastando com as da Prefeitura de Sarto. A tese defendida pelo tucano é de que Elmano tem atuado de modo político, “pelo fígado”, de modo a prejudicar a gestão do atual prefeito e deixando-se levar por orientações do ex-governador e atual ministro da Educação Camilo Santana (PT) – de quem Élcio já foi chefe de gabinete, durante a gestão no Palácio da Abolição.
Em entrevista, ele também falou sobre o caso recente do embate entre a Prefeitura e o Governo no que diz respeito à obra da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. Na véspera, Sarto anunciou que a gestão municipal vai assumir a requalificação do equipamento, cujas obras estão há anos paradas. Segundo ele, “o Estado não vai fazer a obra” e por isso se faz necessário intervir para que ela seja finalizada.
Após o anúncio, a Secretaria de Obras Públicas do Estado do Ceará (SOP) se pronunciou apontando que fez um estudo do restauro da ponte, que a Prefeitura ficou responsável por realizar, e que a apuração concluiu que a infraestrutura da ponte não é capaz de suportar a obra. Por isso, sustenta a SOP, as obras seguem paradas. Trata-se, portanto, de mais um caso em que Prefeitura e Governo responsabilizam um ao outro por problemas na capital cearense, espelhando embates anteriores, em meio à disputa política entre os agentes envolvidos.
Além de Sarto e Élcio, Roberto Cláudio também voltou a fazer críticas à gestão nos últimos dias: em publicação nas redes, o ex-prefeito criticou a “demora” de Elmano para implementar a proposta de passe livre no transporte intermunicipal para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) – uma das promessas de campanha do petista durante o pleito de 2022.
“Falou ontem [terça-feira] pela primeira vez sobre o assunto, provocado pela imprensa”, disse ele. “Queria lembrar que uma proposta de campanha como essa, quando ganha muita centralidade, gera muita expectativa. É preciso prioridade para garantir que esse sonho vire realidade para o povo”, retrucou, pontuando ainda que “na administração pública não basta ter boa vontade, é preciso ter capacidade de fazer”.
RC vem sendo, desde o início do ano, uma das principais vozes de oposição ao atual governador, após ter perdido a eleição contra Elmano no ano passado, depois do episódio que resultou no racha entre PT e PDT a nível estadual. Elmano só foi lançado como candidato porque os dois partidos, até então juntos, romperam em decorrência da escolha de RC para disputar o posto – o PT e outras siglas que integravam a base defendiam a indicação da então governadora Izolda Cela para a reeleição, rejeitando fortemente o nome do ex-prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário