Campanha quer tornar Alece mais próxima da população
Idealizado na gestão de Evandro Leitão, o projeto “Eu sou Alece 2030” visa tornar a casa uma referência em parlamento aberto, reforçando responsabilidade de governança, social e ambiental
“O Parlamento precisa ser incluído na vida de cada cidadão”, destacou a primeira-dama da Assembleia Legislativa do Ceará, Cristiane Leitão, no lançamento da campanha “Eu sou Alece 2030”. Com o objetivo de tornar a casa legislativa do Ceará uma referência em “parlamento aberto”, a campanha quer aprimorar os trabalhos da Alece e, assim, torná-la mais próxima da população. Sendo planejada desde dezembro de 2021, a Alece 2030 foi oficialmente lançada nessa terça-feira (29) e contou com uma roda de conversa com a primeira-dama e servidores envolvidos diretamente no projeto.
A Alece 2030 nasceu na gestão do deputado e atual presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), que esteve presente na cerimônia de lançamento e agradeceu o compromisso dos servidores com o parlamento e, sobretudo, com a população cearense. “A população espera de cada um de nós, cada vez mais, a obrigação de estarmos sendo mais eficientes, prestando melhores serviços e servindo cada vez melhor”, destacou o parlamentar.
Quem também teve participação ativa nesse projeto foi a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão. Segundo ela, essa campanha foi pensada para criar uma “gestão sistêmica" e reforçar a responsabilidade social, ambiental e de governança da casa, além da transparência e do pertencimento das pessoas ao parlamento cearense. “Esse processo leva a Alece para toda a sociedade e traz a sociedade para dentro do parlamento",explica a primeira-dama.
Ao longo do planejamento da Alece 2030, os trabalhos da campanha foram divididos em cinco comitês setoriais: Legislativo; Administração e Finanças; Promoção à Cidadania; Educação, Pesquisa e Memória, além de Responsabilidade Social. O último é responsável pelos serviços da Alece de atendimento direto ao cidadão, como Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Assembleia), Ouvidoria, Comitê de Prevenção e Combate à Violên cia, Escritório de Assessoria Jurídica e Popular Frei Tito e Procuradoria Especial da Mulher.
Na mesma cerimônia de lançamento, a coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece, Heline Joye, apresentou alguns resultados já alcançados pela Alece desde o início da criação da Alece 2030, destacando a 4ª posição que a Alece recebeu da Transparência Internacional no ranking que listou as assembleias mais transparentes, além do lançamento do novo Portal da Transparência.
O projeto Governança Interativa, que divulga as atividades e o funcionamento da Alece, foi premiado pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas na categoria Educação Legislativa
Além disso, iniciativas que aproximam a Alece dos municípios como o serviço de Consultoria oferecido às câmaras municipais e a Assembleias Itinerante, que no pós-pandemia começou a levar serviços e premiações aos municípios.
Ela também citou o fortalecimento da Comunicação Social, com o processo de modernização das emissoras de rádio e tv da Assembleia e o uso de novas mídias como Instagram e TikTok.
Para o servidor Airton Martins de Castro, que atua há 11 anos na Alece e participou ativamente da campanha “Eu sou Alece 2030”, um parlamento que funciona melhor favorece a democracia e toda a população. “Com a democracia fortalecida, isso beneficia a população como um todo”, afirma. (Igor Magalhães)
Nenhum comentário:
Postar um comentário