Coluna do Macário batista para o dia 31 de agosto de 2023

 


Panorama da educação do Ceará
Tempo Integral – O estado já aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral. De acordo com o último levantamento do MEC, de 25 de agosto, 98% dos municípios do estado já aderiram à política, que visa ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, já em 2023. Em discurso recente, Camilo destacou o fato de o Ceará ter o primeiro lugar no Brasil em escolas em tempo integral. “A escola em tempo integral mostrou que tem mais qualidade, dá mais oportunidades para o jovem e para a criança que pode passar o dia na escola fazer as três refeições, ter uma expectativa e perspectiva de fazer uma formação”, declarou na cerimônia. Para a iniciativa, o governo federal vai investir R$ 4 bilhões. O valor permitirá que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Depois, a meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas. O Programa Escola em Tempo Integral foi instituído pela Lei nº 14.640/2023. Os detalhes para a participação bem como a pactuação de metas para a ampliação de matrículas em tempo integral no âmbito do Programa estão disponíveis na Portaria nº 1.495/2023. O prazo de adesão ao programa vai até o dia 31 de agosto, por meio do Simec.
A frase: “ É razoável que alguém deposite dinheiro e não pague nada? Querendo ou não, temos de copiar os países mais ricos, cobrar mais de quem tem mais. Não conheço outra forma de fazer justiça se não for essa.” (Jaques Wagner, PT-BA, líder do governo no Senado)
Desavisado,infantil ou ignorante? (Nota da foto)
“Hoje estive com o governador Romeu Zema no Palácio Tiradentes. Somos um só povo e Zema sabe da importância do Nordeste. Estou buscando um Ceará forte e de oportunidades e Minas é uma grande referência em segurança pública, educação e diminuição da taxa de desemprego”. A postagem nas redes é da sumidade Carmelo Neto, deputado estadual que o PL presenteou ao Ceará. Gênios, os dois.
Tarciso defende Erasmo
Lembra do Erasmo Dias, aquele da redentora que adorava uma tortura?O Governador de São Paulo defende seu nome com unhas e dentes bolsonaristas.Erasmo é o Ustra do Jair.
Sampaoli cai do Flamengo
O nome de Vojvoda, do Fortaleza, está entre os considerados pelo Flamengo para 2024. O treinador do Leão sempre foi um alvo da atual diretoria do Flamengo, mas nunca demonstrou interesse em assumir o cargo no clube carioca.
241, é numero mágico
Segundo o Ministro Camilo Santana, da educação, são 241 a escolas com obras inacabadas no Estado e já há destinação de recursos para que isso seja retomado Na verdade Camilo está empolgado com o trabalho que desenvolve no MEC.
Diz que Lula vem ai
Na sexta feira, diz o noticiário oficial, Lula da Silva, e a Janja, viriam ao Ceará. A idéia seria fiscalizar obras da transnordestina. Mas deve ter outras coisas interessantes pra ver. As obras paradas na educação, por exemplo.
Vem mais, não
O trabalho dele era olhar obras da Transnordestina e iria entrar por Iguatu. A agenda da viagem cancelada dizia que Lula faria parada em Fortaleza para um visita ao Banco do Nordeste. Zé Guimarães não disse motivo do cancelamento da visita, mas que seria remarcada.
Ficou engraçado
Dos oito prefeitos que vieram a Fortaleza aderir ao PSB, com Eudoro Santana na presidência e o filho dele ministro da Educação, três foram eleitos como bolsonaristas, pelo PL.
Os filiados
Alan Macedo, de Milhã, Robert Viana, de Mulungu e Meu Deus, de Santana do Acarau, foram os bolsonaristas do PL ligeiros no gatilho a se filiarem ao novo PSB. Diz que quem chega primeira bebe água limpa.
A onda
Arruma a mala ai. Matulão às costas há um anúncio velado, mas sempre vaza alguma coisa, que quando setembro chegar, lã pro meio do mês, revoada de pássaros do PDT migrarão feito avoante de bando pro PSB.
Isso deu na imprensa
38 cidades do CE ainda não aderiram a programa para concluir obras de educação paradas. Prefeituras têm até 10 de setembro para aceitar verba federal e retomar construção de creches, escolas e quadras. Amor pelo povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário