Obras nos espigões da Beira-Mar devem começar em 2024

Durante a manhã de ontem, 29, o prefeito José Sarto e os representantes do Consórcio Píer Beira-Mar, formado pelo grupo Beach Park Entretenimento e Píer Ideal Entretenimento/Grupo Social Clube, assinaram o contrato de concessão dos espigões próximos às avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, na Beira-Mar de Fortaleza. De acordo com o CEO do Grupo Beach Park, Murilo Pascoal, as obras do projeto devem começar em 2024 e a primeira etapa está prevista para ser entregue em meados de agosto do próximo ano. “Quando surgiu a oportunidade de participar da licitação da concessão ficamos muito interessados porque a Beira-Mar sempre foi o coração da cidade. Arrisco dizer que é a melhor do Brasil. Nunca vi nada melhor do que o que tem aqui”, afirmou o CEO.
Foto: Luís Carlos Moreira/Jornal O Estado
A ideia é transformar os espaços dos espigões em locais de promoção de atividades de cultura, entretenimento e gastronomia. Durante todo o evento de assinatura, as autoridades fizeram questão de destacar que o acesso da população aos espigões continuará sendo gratuito e que os pagamentos só estão relacionados aos estabelecimentos que serão implementados, como quiosques, restaurantes e até um museu, que ficará localizado no chamado “Píer do Náutico”.
O equipamento será chamado de “Experiência Submerso” e conterá uma exposição que contará a história do mar do Ceará mesclando tecnologia e realidade. No mesmo espigão, haverá ainda um Drop’n Twist, um brinquedo em torre fixa mais cadeiras; uma fonte de água interativa; lojas e quiosques. Já no “Píer Ideal”, a ideia é focar mais nas atividades gastronômicas. Como na primeira estrutura apresentada, também será possível encontrar lojas e quiosques, porém, neste espaço serão construídos outros três restaurantes, sendo que dois, com capacidade para 150 a 200 pessoas, serão de praia. O restaurante principal poderá atender até 400 visitantes e deve trazer aos clientes a sensação de estar em um cruzeiro marítimo. “A meta é proporcionar experiências de lazer e conhecimento, como exposições ao ar livre, shows musicais e atividades para crianças”, afirmou Murilo Pascoal.
Sustentabilidade
O CEO do Grupo Beach Park destacou que o meio ambiente foi priorizado na criação do projeto. A política de gestão de resíduos sólidos que já ocorre no parque aquático homônimo deverá acontecer também nos novos equipamentos. A meta é que todo o lixo produzido possa ser reciclado. Além disso, Pascoal prometeu que a educação ambiental de frequentadores e funcionários será um ponto fundamental, bem como a preservação da biodiversidade de todo o entorno.
O Consórcio planeja ainda, ingressar no Pacto Global das Nações Unidas no Brasil, que visa estimular que a comunidade empresarial adote dez princípios referentes às áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. “A adesão ao Pacto Global da ONU reforçará o posicionamento do Consórcio em promover ações de sustentabilidade”, defendeu Murilo Pascoal.
Economia de Fortaleza
Durante o evento, o prefeito José Sarto destacou as conquistas econômicas de Fortaleza, como o fato de que a cidade cearense tem, atualmente, o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste e o 11º do Brasil e é a capital que mais gera empregos entre as regiões Norte e Nordeste. No ano passado, Fortaleza bateu recorde de abertura de novas empresas. “Esse desempenho é o reflexo da capacidade da nossa gente empreendedora. O nosso empreendedor é visionário, é fantástico. Nossa gente é resiliente, trabalhadora e nós estamos fazendo o dever de casa. Isso não acontece em um abrir e fechar de olhos”, orgulhou-se o gestor.
Conforme revelou Sarto, o investimento público previsto para 2024 é de R$ 1 bilhão, valor este que é 5,5% maior do que o de 2023. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, destacou que as novas atividades na Beira-Mar devem não só aumentar a quantidade de turistas, mas também o tempo de permanência desses visitantes. “A nossa Beira-Mar ficou linda e está trazendo muita renda e muito emprego para quem mais precisa. Isso vem para coroar a Beira-Mar e vai ser um marco para a economia da cidade. Eu posso dizer, de pronto, que vão ser gerados mais de 1.000 empregos diretos e vai fazer com que os turistas passem, pelo menos, mais um dia em Fortaleza”, garantiu.
Pode ser uma imagem de 7 pessoas e texto
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário