Sessão solene na Alece celebra o Dia do Vaqueiro Cearense


 - Foto: Divulgação

Atendendo a requerimento dos deputados Almir Bié (Progressistas), Dra. Silvana (PL) e Stuart Castro (Avante), a Assembleia Legislativa do Ceará realiza, na próxima segunda-feira (21/08), às 13h30, sessão solene em comemoração ao Dia do Vaqueiro Cearense.

Celebrada oficialmente no dia 22 de agosto, a data foi estabelecida pela Lei 14.625/2010, uma iniciativa da então deputada Lívia Arruda. Com a lei, as comemorações alusivas ao Dia Estadual do Vaqueiro também passam a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará.

No requerimento da solenidade, os parlamentares destacam que a tradição das vaquejadas e dos vaqueiros - que são os criadores, os tangedores e os cuidadores do gado - vem da Europa medieval, em especial da Espanha. "No Brasil, desde o início da colonização, o vaqueiro se transformou em verdadeiro símbolo do trabalhador na pecuária, e sua figura tem sido exaltada pelos escritores e poetas, elevando-o à condição de uma personalidade do folclore sertanejo, com seus modos, seus costumes, suas vestimentas em couro, seus sonoros e plangentes aboios".

O texto ressalta também que, na região dos sertões de Canindé e adjacências, o trabalho cotidiano dos vaqueiros ainda é realizado, e os vaqueiros fazem parte da vida social e econômica daquele povo. "É certo que no Ceará inteiro, do Cariri aos altiplanos ibiapanos, do sertão ao litoral, o vaqueiro ainda é figura bem presente. Diante dessa constatação sociológica, é um requisito de justiça o reconhecimento a essa figura ímpar na nossa história econômica e social", diz o requerimento.

A sessão solene em comemoração do Dia do Vaqueiro Cearense poderá ser acompanhada pela TV Assembleia (canal 31.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário