Na volta ao plenário Duquinha pôde "balançar a cria"
Deputado que articulou unidade do ITA no Ceará celebra concretização do projeto
Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nessa quarta-feira (13), o deputado estadual Manuel Duca (Republicanos), o Duquinha, celebrou a materialização do projeto de instalar uma unidade Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Em sua atuação como parlamentar, ele foi um dos responsáveis pela mobilização para a implantação da unidade do ITA na Base Aérea de Fortaleza, confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de setembro. O deputado apresentou um resumo desse histórico, das primeiras articulações até o momento presente.
“Neste momento em que se aproxima a alvorada tecnológica na Terra da Luz, com a materialização de investimentos de bilhões de reais com a revolução do Hidrogênio Verde; uma proposição nossa desde os idos de 2010, a implantação do ITA no Ceará, garantirá sem dúvidas a maior riqueza dentre todas essas oportunidades: o conhecimento!”, discursou o parlamentar.
Ele lembrou que por duas vezes propôs na Alece a aprovação de moções de apelo dirigidas ao ministro da Defesa, ao comandante da Aeronáutica e ao reitor do ITA na época. Além disso, o deputado procurou o então governador do Ceará, Camilo Santana (PT) para apresentar a proposta.
Duquinha ressaltou que a ideia de trazer o ITA para o estado atendia a três funções sociais relevantes. A primeira seria “reconhecer e valorizar o esforço e a capacidade do estudante cearense”. Cerca de 40% das vagas do ITA são ocupadas por cearenses.
A segunda seria prestar o justo reconhecimento ao idealizador e criador do ITA, o marechal cearense Casimiro Montenegro. O terceiro ponto que ele citou foi a revitalização da Base Aérea de Fortaleza. “Uma organização militar histórica , que tem dentre seus serviços prestados ao Ceará e ao Brasil, uma atuação importantíssima durante a Segunda Guerra Mundial, defendendo nossa costa das ameaças nazifascitas”.
Em aparte, o deputado Moésio Loiola (Progressistas) afirmou que a vinda do ITA para o Ceará é uma consagração e concretização de sonho. “Imaginem todo o conhecimento tecnológico que vamos dispor em nosso Estado? Agora vamos diminuir a distância para os estudantes nordestinos e facilitar o acesso à qualificação de alto nível”, salientou.
O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) parabenizou o colega parlamentar pelo pronunciamento. “É uma conquista para todos nós, pois teremos a melhor faculdade de engenharia do País no nosso Estado. Uma referência mundial, modelo de expertise, e sabemos que não foi à toa que veio para cá, pois metade dos alunos que iam para São Paulo eram cearenses ou nordestinos”, enalteceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário