Coluna do Macário Batista em 22 de setembro de 2023.



Negócio é o seguinte
Estamos carecas de saber que o Prefeito Sarto é o nome natural do PDT para disputar a Prefeitura de Fortaleza, no processo de reeleição, como mandam as escrituras. Ponto. Fogo amigo, adversários, inimigos, por fim, gente aliada de outros campos da política quer ver Zé Sarto pelas costas. Na política o racional, na prática, é o interesse pessoal, particular, às vezes partidário e muito dificilmente por ideologia. Assim, multiplicam-se nomes, siglas e interesses e nascem, até dentro de casa quem queira tirar um e botar outro. Empurraram, por exemplo, Evandro Leitão pra fora do PDT. Há, no ar, um processo de desincompatibilização para tocar o barco noutro rumo. No PT, há uma confederação de nomes querendo a mesma coisa. Isso é mais que sabido. Coisa velhas. Na direitona a corrida chega a ser risível. Os quatro do apocalipse, que estavam na marca do pênalti pra perder os mandatos, mais o Raspa, agora se digladiam, espadas nas mãos, buscando a indicação para a concorrência. No outro extremo temos o PCO no lugar de sempre, o PCdoB e o PCB de olho nas conveniências e até os tucanos, decadentes, bicos frouxos, doidos por uma ponta pra botar o bloco na rua. Cês tão tudo caindo os dentes de saber disso tudo, só que, pra colocar o que desconfio que sei, preciso é repetir cada linha dessas histórias. Daí que, negócio-seguinte: Há, no ar, um astucioso elemento cheio de novidade e que envolve o PDT todinho, o que ficou com Sarto e Evandro, até o talo no assunto. Que irão embora, isso é certo. Mas pra onde? Pro PT não vale a pena. Larissa, Luiziane. Tucanar, jamais. Dai que, Evandro Leitão poderá, ao terminar o processo de desfiliação, tomar o caminho do PCdoB. E nessa sigla formaria a chapa pra disputar a Prefeitura da capital com seu nome na cabeça e o nome de dona Onele Santana, mulher do Senador –Ministro Camilo de vice. A Sarto teria garantido voto pra eleição de deputado federal. E depois virão compromissos pras duas vagas do senado. É o quadro desenhado, ainda no carvão. Agora vão ter que combinar com os russos.

A frase: “Votando PEC da Anistia livra a cara dos cearenses pela hora da morte”. Cidadão refletindo sobre as arrumações das camarinhas.

Aqui, não, violão (Nota da foto)
O ICMBio inventou que deveria se meter no que não  foi chamado e dar pitaco pra dar, ou vender, o Parque Nacional de Jeriquaquara. Ora, ora; Jeri é cearense. A praia é nossa, o chão e suas dificuldades são nossas. Nos anos 80 do século passado fui mandado a Jeri,quando não havia lá sequer uma bodega pra vender um coco verde nem uma caçarola pra fritar uma posta de cavala, fazer uma reportagem para o Fantástico,da Tv Globo, sobre agressões à praia. Havia. Eu denunciei. Agora vem o tal ICMBio se meter pra vender a Praia.Certo está Elmano,governador,botando o dedo no suspiro.
 
Chega de Centrão

Será que Lula precisa tanto assim de Lira pro Centrão deixar o governo trabalhar? A pergunta vem porque fica difícil entender a entrega da Caixa e do Ministério dos Portos a esse poço sem fundo. Palavra da salvação.

Homem é homem,mulher é mulher

Em 2011, o STF equiparou as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres. Já o Congresso nacional acha que homem é pra casar com  mulher e mulher é pra casar com homem.

A LDO do Danilo
O relator da LDO de 2024 (PLN 4/23), cearense Danilo Forte-União-CE, vai priorizar emendas parlamentares que destinem recursos para projetos em execução, promoção da educação básica de qualidade.

E mais
Danilo quer a LDO cuidando também do empreendedorismo feminino, inovação tecnológica, uso de energias renováveis e atendimento integral das crianças com deficiência.

Saúde
No relatório preliminar da LDO, Danilo Forte disse que, com o fim do Teto de Gastos e o vigor do novo arcabouço fiscal, o gasto mínimo com Saúde de 15% da receita corrente líquida já deveria ser observado em 2023.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário